Antônio Cassiano faz convite a Prefeito para realizar a Paixão de Cristo em 2015; ouça

Na história cultural, turística e religiosa de Milagres não há como negar a importância que teve a encenação ao ar livre da Paixão de Cristo quando da Semana Santa. Iniciada pelo saudoso Raimundo Hélio e depois tocada pelo professor Antônio Cassiano e equipe, o teatro amador, entretanto, está há 10 anos sem existir no município nos moldes como a população e os turistas conheceram e aplaudiram.

 No último sábado (29) o ‘Espaço Aberto’ da Som da Terra FM debateu a problemática com a participação dos professores Antônio Cassiano e Rita de Cássia. O programa relembrou momentos marcantes da encenação, o inicio, a história, as curiosidades, mas também discutiu as razões que fizeram a iniciativa desaparecer do nosso calendário cultural desde o ano de 2004. Na visão de Antonio Cassiano, ele é um dos principais responsáveis pela descontinuidade da peça. “O maior culpado da peça não ter tido continuidade foi Antônio Cassiano. E vou dizer por quê. Senti-me fraco e talvez isolado. Na primeira vez que fizemos a peça, sem o material da época de Raimundo Hélio, eu sair de porta e porta pedindo apoio”, afirmou culpando-se e lembrando que todas as vezes em que a encenação foi realizada sob sua responsabilidade, teve apoio do Poder Público.

 A professora Rita de Cássia, entretanto, tem outra visão sobre a não continuidade da peça. “Ele [Antonio Cassiano] trabalhou bastante, mas teve um empecilho na sua estrada. Ele perdeu automaticamente a ajuda financeira que tinha da Prefeitura. Infelizmente isso ocorreu. E foi isso também que fez ele frear”, exclamou. Por outro lado, ambos reivindicaram apoio por parte da Paróquia, afirmando que na época de Raimundo Hélio o Padre Duza era forte incentivador do trabalho.

  FUTURO
Sobre o futuro da encenação, Antônio Cassiano disse que praticamente não existe mais nada do ponto de vista de material e que é preciso partir do zero. E fez um convite ao vivo no microfone da Som da Terra FM ao Prefeito Municipal, Hellosman Sampaio. “Vamos fazer a Paixão de Cristo no próximo ano, independentemente de política. É um evento cultural, religioso e social. Depois da Semana Santa que a gente sente para fazer um projeto e analisarmos a possibilidade da Prefeitura apoiar”, ponderou. Cassiano, entretanto, reforça a necessidade de se começar imediatamente o planejamento por questão de tempo. “Só que temos que começar agora, pois partiremos do zero. Tem que ser um projeto bem elaborado. Podemos mandar, inclusive para o Governo do Estado ou Governo Federal na busca de angariar recursos. Sei que vai dar certo porque é interesse dele [Prefeito], é interesse nosso, é interesse da comunidade e é interesse do Padre Eliomar”, finalizou

  TEATRO INFANTO JUVENIL

 A professora Rita de Cássia aproveitou a oportunidade para convidar a população a prestigiar o Teatro Infanto Juvenil da Escola Popular São Francisco de Assis que na quarta-feira da Semana Santa, a partir das 8h00, vai sair pelas ruas da cidade, com encenações realizadas pelas próprias crianças, com foco na Paixão de Cisto e no tráfico humano, tema da Campanha da Fraternidade. O cortejo se dirigirá a quadra de esportes da ACOM onde serão encenadas todas as estações, da 1ª a 18ª. Ouça a última parte do ‘Espaço Aberto’ em que Antônio Cassiano faz o convite ao Prefeito
Municipal.


 

Postar um comentário

0 Comentários