Cagece conclui obra da adutora de Aurora - Som da Terra FM - sdt

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Cagece conclui obra da adutora de Aurora

Cagece conclui obra da adutora de Aurora  (Foto: reprodução)



A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), concluiu a instalação da adutora de Aurora, que já está funcionando em fase de teste. Ao todo foram construídos 3.523 metros de adutora no açude Cachoeira. Com investimento de R$ 500 mil, a obra beneficiará toda a sede do município de Aurora. 

O objetivo da adutora é proporcionar melhoria no abastecimento e na qualidade da água, que sai do açude diretamente para a Estação de Tratamento de Água. 

Antes da obra a água percorria o trajeto até a Estação de Tratamento de Água por meio de canal, sem o auxílio da adutora, que a colocava em contato com a absorção do solo, além de sofrer evaporação por temperaturas 
elevadas. Além disso, para que houvesse velocidade suficiente para a água chegar ao ponto de captação, era necessário o aumento da vazão do açude, esse processo diminuía a quantidade de água armazenada. 

Com a instalação da adutora, agora a água faz o percurso do açude Cachoeira até a Estação de Tratamento de Água na cidade de Aurora por captação flutuante. Isso proporciona uma economia de 50% no processo de liberação da água do açude, já que ela segue sem nenhuma interferência para a estação de tratamento. 

Além preservar a água do manancial e ofertar mais qualidade, a construção da adutora possibilitou aumentar a previsão de abastecimento até 2019, nas condições anteriores, o volume de água disponível no açude Cachoeira, garantia o abastecimento apenas até 2018. 

Saiba mais 
Atualmente o açude Cachoeira encontra-se com pouco mais de 8% de sua capacidade e o abastecimento do município de Aurora sofria risco de ser comprometido. Com a instalação da adutora, a garantia de abastecimento se estendeu, mesmo com as poucas precipitações durante a estação pré-chuvosa. 



Com informações da Cagece

Nenhum comentário:

Post Top Ad