Ônibus que levaria trabalhadores para Santa Catarina é barrado pela PRF, em Milagres

Ônibus que levaria trabalhadores para Santa Catarina (Foto:PRF)
Ontem, 23 de setembro, por volta das 09:30h, no município de Milagres/CE no posto da Policia Rodoviária no KM 475, foi abordado um ônibus em virtude do cometimento de uma infração de trânsito.

Durante a fiscalização, descobriu-se que o ônibus fazia o transporte de trabalhadores para a lavoura, onde trabalhariam na colheita de leguminosas (tomate, batata, cebola entre outras culturas) no estado de Santa Catarina. Os transportados eram do município de Barro/CE  e de cidades circunvizinhas. A viagem seria de mais de 3.000km.

Descobriu-se também que os trabalhadores estavam sendo transportados somente com a promessa de um emprego, não havia nada que formalizasse a relação trabalhista entre eles e a empresa que os contratou. A despeito dessa informalidade, muitos confiavam na promessa do emprego, visto que outros conhecidos já foram recrutados e relataram que o empregador cumpriu suas promessas; havia também trabalhadores que já faziam essa viagem pela terceira vez, com o contrato de trabalho durando pelo período da colheita (aproximadamente seis meses).


Ônibus é barrado com trabalhadores (Foto : PRF)
Diante de possíveis irregularidades nessa contratação, foi acionado o Ministério Público do Trabalho, em Juazeiro do Norte, que requisitou informações sobre a abordagem e orientou quanto às condutas a serem adotadas.

A empresa entrou em contato e comprometeu-se a sanar qualquer irregularidade.
Eram 36 passageiros no ônibus e outros 12 seriam apanhados em Porteiras/CE.Os trabalhadores não seguiram a viagem e o ônibus retornou à origem, aguardando a regularização trabalhista.


Com informações da PRF e Som da Terra FM

Postar um comentário

0 Comentários