Breaking News
recent

Crato foi o município cearense com menor percentual de veículos poluidores em 2016

Crato foi o município cearense com menor percentual de veículos poluidores (Foto : Reprodução)


Mais de 9.100 veículos movidos a diesel foram fiscalizados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no ano de 2016. A média estadual de automóveis com emissão de poluentes acima do permitido ficou em 4%. O destaque positivo foi o município de Crato, no Cariri, onde menos de dois por cento das vistorias resultaram em autuações. Do lado oposto apareceu Itapipoca, com quase 8% de carros irregulares.

Ao todo, foram realizadas 87 blitze em todo o Ceará. Fortaleza recebeu 36 operações, tendo 3.904 veículos vistoriados e 162 autuados. Na Região Metropolitana da Capital ocorreram 12 ações, com 1.023 carros monitorados e 40 multados. No interior do Estado a Semace promoveu 39 fiscalizações, medindo o índice de fumaça de 4.252 e autuando 163. Os locais foram escolhidos levando em conta o fluxo de automóveis movidos a diesel, como ônibus, caminhões, transportes alternativos, pickups e utilitários.

Segundo a gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Maira Brandão, os números referentes a 2016 estão dentro da expectativa da autarquia. “Nos últimos tempos percebemos uma queda no percentual de veículos poluindo e isso é muito bom, pois mostra que o trabalho desenvolvido pela autarquia está surtindo efeito e conscientizando os proprietários da necessidade de fazer as manutenções periódicas do motor. Quando o programa teve início o índice de veículos poluindo chegava a 34%. Atualmente, a média vem se mantendo abaixo dos cinco por cento”, comemorou a gestora.

A emissão de fumaça negra pelos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas aos aparelhos respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre. A multa aplicada pode variar de R$ 1.614,40 e 6.457,60, dependendo do grau de poluição.


Com informações da Semace
SOM DA TERRA FM

SOM DA TERRA FM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.