Agricultores já vacinaram mais de 80% do rebanho contra febre aftosa

Campanha foi prorrogada até o dia 19 para garantir a permanência do status Livre de Febre Aftosa por Vacinação (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
Criadores de bovinos e bubalinos do Cariri terão mais tempo para vacinar seus animais contra a febre aftosa. A decisão do adiamento da campanha, que se estende até o próximo dia 19, foi anunciada pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e tem a autorização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Até a última semana, segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), dos 398 mil bovinos do Cariri, cerca de 328 mil já foram imunizados, o que representa 82,4% de seu total.

Segundo José de Oliveira, gerente interino da regional da Adagri em Crato, o número registrado só não é maior por conta de alguns agricultores que, apesar de já terem imunizado seus animais, ainda não declararam o ato junto às entidades atuantes. Daí o aumento no prazo concedido. Como explicou, a vacina custa menos de R$ 2 por cabeça animal e sua efetivação garantirá ao Ceará a permanência do status Livre da Febre Aftosa por Vacinação, fato este que favorece a comercialização do produto. A previsão é que mais de 90% do rebanho receba a proteção.

De acordo com Francisco Lóssio, gerente regional da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), os agricultores que ainda permanecem em débito com a vacinação estão sendo visitados e informados sobre sua importância. A Empresa é parceira da Adagri, responsável pela execução da campanha. Dados estaduais apontam que os índices da segunda etapa, iniciada em 2 de novembro, apresentam redução entre 7% e 8% no número de animais vacinados em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: Jornal do Cariri


Postar um comentário

0 Comentários