![]() |
| Foto Reprodução |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, que indica perigo potencial, para 165 municípios do Ceará. O aviso passou a valer a partir das 9h50 e segue até as 23h59 deste domingo (8).
De acordo com o órgão, quase todas as regiões do Estado estão sob o alerta, com exceção da região do Cariri. Para as cidades listadas, a previsão aponta chuvas de até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
O alerta amarelo indica a possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções temporárias no fornecimento de energia.
Municípios sob alerta amarelo
Ao todo, 165 cidades cearenses estão incluídas no aviso meteorológico. Entre elas estão Fortaleza, Caucaia, Sobral, Maracanaú, Juazeiro do Norte (exceto Cariri), Quixadá, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Tauá, Camocim, Acaraú, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Tianguá, Viçosa do Ceará, entre outras (lista completa conforme divulgado pelo Inmet).
Previsão do tempo, segundo a Funceme
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforça o cenário de instabilidade atmosférica em todo o Estado. Confira o detalhamento:
- Domingo (8):
Pela manhã, o céu deve permanecer nublado, com chuvas moderadas no Sul do Ceará. No Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e na Jaguaribana, as precipitações podem variar de moderadas a fortes.
À tarde, a chuva deve ocorrer de forma isolada no Centro-Norte, enquanto à noite as áreas mais afetadas serão o Centro-Sul e a Ibiapaba. - Segunda-feira (9):
A previsão indica chuvas isoladas durante a madrugada e a manhã, principalmente na faixa litorânea.
Orientações de segurança
O Inmet orienta a população a adotar cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Não utilizar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada durante as tempestades, devido ao risco de descargas elétricas.
A Defesa Civil reforça que, em situações de emergência, a população deve acionar o telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
https://cearaagora.com.br/




0 Comentários