![]() |
| Foto Reprodução |
Se o segundo turno das eleições presidenciais fosse realizado hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por cinco pontos percentuais, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6/12).
O levantamento mostra Lula com 47% das intenções de voto, contra 42% de Tarcísio. Outros 10% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 2% não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, com mais de 16 anos, em 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro.
Crescimento de Lula e oscilação de Tarcísio
O resultado mostra uma leve ampliação da vantagem de Lula em relação aos levantamentos anteriores. Em julho, o petista aparecia com 45%, contra 41% de Tarcísio. Em junho, os dois chegaram a praticamente empatar: Lula tinha 43%, e o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) somava 42%.
A atual medição, que traz vantagem de cinco pontos para o presidente, foi concluída antes do anúncio de Jair Bolsonaro de que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), será seu escolhido para disputar o Planalto em 2026.
Cenário com Flávio Bolsonaro
O Datafolha também testou Flávio Bolsonaro em um cenário de segundo turno contra Lula. O presidente ampliaria ainda mais sua vantagem: 51% a 36%, uma diferença de 15 pontos percentuais.
Outros cenários avaliados
O instituto ainda simulou disputas entre Lula e outros nomes da direita e centro-direita, incluindo:
- Eduardo Bolsonaro (PL)
- Michelle Bolsonaro (PL)
- Romeu Zema (Novo)
- Ratinho Jr. (PSD)
- Ronaldo Caiado (União Brasil)
- Jair Bolsonaro (PL)
Em todos esses cenários, Lula aparece à frente.
Rejeição
O Datafolha também mediu a rejeição dos possíveis candidatos:
- Jair Bolsonaro — 45% (maior rejeição; está preso e inelegível)
- Lula — 44%
- Flávio Bolsonaro — 38%
- Eduardo Bolsonaro — 37%
- Michelle Bolsonaro — 35%
- Tarcísio de Freitas — 20%
- Romeu Zema — 21%
- Ratinho Jr. — 21%
- Ronaldo Caiado — 18%
Os índices mostram um cenário eleitoral ainda fragmentado, mas com Lula mantendo vantagem consistente sobre todos os possíveis adversários testados no momento.
Com informaçõe - ceará agora




0 Comentários