83% dos alunos dizem prestar mais atenção após proibição de celulares em sala de aula

Foto reprodução internet

A proibição do uso de celulares em escolas brasileiras, em vigor desde janeiro de 2025, já apresenta resultados positivos no ambiente escolar. É o que mostra pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, vinculada ao Lemann Center da Universidade de Stanford.

De acordo com o levantamento, 83% dos estudantes afirmaram prestar mais atenção nas aulas após a medida. O impacto foi maior entre os anos iniciais do Ensino Fundamental (88%) e menor no Ensino Médio (70%).

Entre os efeitos observados, gestores e professores destacaram a redução do bullying virtual : 77% dos diretores e 65% dos docentes perceberam queda nos casos. No entanto, apenas 41% dos alunos confirmaram essa diminuição, o que indica diferença de percepção entre os grupos.

A pesquisa também registrou pontos de atenção. Quase metade dos professores (49%) notaram aumento da ansiedade entre alguns estudantes sem acesso ao celular. Além disso, 44% dos alunos relataram mais tédio durante os intervalos.

Regionalmente, o Nordeste apresentou o maior índice de avanço percebido (87%), enquanto Centro-Oeste e Sudeste registraram percentuais menores (82%).

O estudo ouviu  2.840 estudantes, 348 professores e 201 gestores  de escolas públicas e privadas em todas as regiões do país, entre maio e julho de 2025. Para os pesquisadores, os dados reforçam a necessidade de estratégias pedagógicas que mantenham o engajamento dos alunos e garantam seu bem-estar em um ambiente sem celulares.

Com informações Agência Brasil

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