Foto reprodução internet
A proibição do uso de celulares em escolas
brasileiras, em vigor desde janeiro de 2025, já apresenta resultados positivos
no ambiente escolar. É o que mostra pesquisa realizada pela Frente Parlamentar
Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, vinculada ao Lemann Center
da Universidade de Stanford.
De acordo com o levantamento, 83% dos estudantes afirmaram
prestar mais atenção nas aulas após a medida. O impacto foi maior entre os anos
iniciais do Ensino Fundamental (88%) e menor no Ensino Médio (70%).
Entre os efeitos observados, gestores e
professores destacaram a redução do bullying virtual : 77% dos diretores e 65%
dos docentes perceberam queda nos casos. No entanto, apenas 41% dos alunos
confirmaram essa diminuição, o que indica diferença de percepção entre os
grupos.
A pesquisa também registrou pontos de atenção.
Quase metade dos professores (49%) notaram aumento da ansiedade entre alguns
estudantes sem acesso ao celular. Além disso, 44% dos alunos relataram mais
tédio durante os intervalos.
Regionalmente, o Nordeste apresentou o maior
índice de avanço percebido (87%), enquanto Centro-Oeste e Sudeste registraram
percentuais menores (82%).
O estudo ouviu
2.840 estudantes, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as
regiões do país, entre maio e julho de 2025. Para os pesquisadores, os dados
reforçam a necessidade de estratégias pedagógicas que mantenham o engajamento
dos alunos e garantam seu bem-estar em um ambiente sem celulares.
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