Covid-19: Ceará quer usar passaporte da vacina na entrada de estabelecimentos e eventos com circulação de pessoas

 



O Governo do Ceará quer exigir, a partir de agora, o passaporte vacinal em todo estabelecimento com circulação de pessoas. Com isso, os cearenses vão ter que mostrar o documento para entrar em qualquer estabelecimento ou evento. A informação foi confirmada durante uma reunião do Governo do Estado, realizada nesta segunda-feira (08), com representantes das cadeias produtivas de eventos, turismo e alimentação fora do lar.

A equipe é gerenciada pelo governo do estado e foi montada em março de 2020. É a partir dele que são definidos os protocolos editados em decreto pelo governador Camilo Santana (PT). A próxima reunião está marcada para esta sexta-feira (12). A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Flávio Ataliba.

“Se o comitê deliberar, podemos até discutir um pouco maior a flexibilização praquelas pessoas que apresentarem o passaporte [vacinal]. O governador está fortemente preocupado em utilizar mais esse instrumento. Se, por um lado, pode haver maior flexibilização [de público], por outro, temos a certeza que um maior número de pessoas vão ficar motivadas a se vacinar, o que resulta numa proteção maior na população”, acrescentou Ataliba.

Até agora, a previsão incluída no último decreto estadual é de que, no réveillon deste ano, estarão permitidas até 5 mil pessoas em eventos em locais abertos e 2,5 mil em locais fechados. Mas as autoridades sanitárias estão autorizadas a reavaliar o quantitativo, caso haja crescimento de confirmações da doença ou de óbitos.

Vacinação no Ceará

Quase 12 milhões de doses foram aplicadas no Ceará, com o esquema vacinal básico já completado para 5,15 milhões de cearenses. As Doses de Reforço e Adicional já chegaram a 226 mil pessoas. Os números indicam que mais de 55% da população cearense já tomou as duas doses ou dose única do esquema vacinal básico. A primeira dose já está no braço de 70% da população do estado.

Passaporte vacinal

O passaporte da vacina está sendo solicitado por estados e países, ao receber turistas em locais fechados. O documento comprova o recebimento da sequência vacinal contra a Covid-19. O passaporte da vacina pode ser emitido no aplicativo ou site do Ministério da Saúde: Conecte SUS. Nessa plataforma é possível consultar todos os dados do imunizante recebido, como lote, data de validade e local de aplicação.

É importante lembrar que só terá direito ao passaporte da vacina os brasileiros que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O documento pode ser baixado no formato PDF sendo válido por 12 meses.


Com informações do Ceará Agora

Postar um comentário

0 Comentários