Primeira pesquisa Ibope traz Lula como favorito ao Planalto


O Ibope soltou a primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018. Em qualquer cenário Lula carrega 35% das intenções de voto e, caso houvesse um segundo turno, Bolsonaro segue o páreo com 15% das preferências. A pesquisa foi divulgada na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.
Lula, em qualquer cenário, vai de 35% a 36% das intenções e o representante da direita, Jair Bolsonaro, quando enfrenta Lula num provável segundo turno, carrega 15% das intenções. No caso de uma substituição de Lula por Haddad, Jair Bolsonaro ficaria com 18%.
A pesquisa contou com 2.002 entrevistados em todos os estados brasileiros, e foi feita entre os dias 18 e 22 de outubro, carregando margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Marina Silva vem em terceiro lugar, com aceitação entre 8% e 11%, a depender dos adversários. Se Lula não concorrer, Marina empata com Bolsonaro. Ciro Gomes, Alckmin e Doria caminham juntos, com percentuais entre 5% e 7%. Ciro chega a 11% quando Lula é substituído por Haddad.
Na escolha espontânea, quando não é fornecido cartela com nome dos entrevistados, Lula aparece com 26% das intenções, chegando a 42% no Nordeste, e Bolsonaro vem atrás com 9%. Para os demais, o percentual cai, com Marina em 2%, e com 1%, os demais, ou seja, Ciro, Alckmin, Dilma, Temer e Doria. Na espontânea Luciano Huck não é lembrado.
Branco ou nulo é um fator a ser pensado também. Em cenário espontâneo, este filão da pesquisa demonstra 26% e o filão que diz não saber chega a 30%. Em cenário com Lula, brancos e nulos chegam a 18%. E no quesito sem Lula, branco ou nulo vai para 28%. As pessoas que não sabem ou não quiseram responder chegam a 6% no cenário sem Lula e a 30% na resposta espontânea.
Jornal GGN


Postar um comentário

0 Comentários