Pela primeira vez Milagres contrata Empresa Especializada para coleta de lixo hospitalar


Pela primeira vez, após três décadas, o Governo Municipal de Milagres através da Secretaria de Saúde firmou contrato com a empresa TRASH COLETA E INCINERAÇÃO DE LIXO HOSPITALAR LTDA, com o objetivo de fazer a coleta e destinação correta de todo o lixo descartado pelos Hospitais Nossa Senhora dos Milagres e Madre Rosa Gattorno, além das Unidades Básicas de Saúde.
O Prefeito Lielson Landim justificou o contrato feito com a empresa, alegando a precariedade encontrada no município, quando nas gestões passadas, todo o lixo hospitalar e das UBS eram descartados no lixão existente, ficando exposto a céu aberto e oferecendo risco de contaminação a população, bem como, as famílias que retiram seu sustento na coleta de materiais recicláveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do lixo hospitalar é considerado perigoso, já que possui caráter tóxico, infeccioso ou radioativo. Se despejado no meio ambiente, por ser formado por seringas, recipientes, tecidos, partes de órgãos, sangue e excreções humanas, o lixo infectante pode contaminar o solo e lençóis freáticos, prejudicando plantações e podendo causar problemas à saúde.
Após coletados, o que vem ocorrendo desde o mês de setembro de 2017, a empresa encarregada realiza a esterilização, já que a incineração produz cinzas que também podem contaminar. Os RSS passam por processos químicos, térmicos e até de irradiação e, em seguida, podem ser depositados em um aterro sanitário aprovado e que possua licenciamento ambiental.
Assessoria de Comunicação


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