Quatro PMs são presos por extorsão em operação do MPCE e CGD




O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), organismo do Ministério Público do Ceará, com o apoio de equipes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) dos Órgãos de Segurança Pública, deflagrou, na manhã desta terça-feira, uma operação que investiga extorsões praticadas por policiais militares no exercício das funções. A informação é da assessoria de imprensa do MPCE.

Em meio à investigação sobre organizações criminosas, o GAECO e o órgão de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) acabaram por descobrir um grupo de PMs que, reiteradamente, extorquia traficantes e outros delinquentes na área do 17º Batalhão. Em ação monitorada pelos investigadores, os sargentos Auricélio da Silva Araripe, Glaydson Eduardo Saraiva, Jeovane Moreira Araújo, e Rilmar Marques dos Santos, com a participação de um terceiro não policial, foram flagrados abordando em uma viatura o veículo de um traficante na avenida Osório de Paiva, em Fortaleza, sequestrando-o com o fim de obter vantagem como condição do resgate.

O traficante, que na ocasião portava entorpecentes, somente foi libertado após pagar a quantia exigida pelos militares. Nesta fase da operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão emitidos pela Justiça Militar. Os militares presos passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) e depois foram encaminhados ao Comando da Polícia Militar. Foi apreendida uma quantia em dinheiro, cuja origem não restou especificada pelos investigados. Além do processo criminal, os policiais envolvidos nos crimes responderão a procedimento disciplinar na CGD, com penas que podem chegar à demissão.


Com informações do Blog do Eliomar

Postar um comentário

0 Comentários