Em reunião com prefeitos eleitos, Dom Gilberto pede transparência e atenção ao índice de desenvolvimento humano

Bispo Dom Gilberto Pastana da Diocese do Crato (Foto: Maria Joaquina Nascimento)

O bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, recepcionou, em Crato, vinte e dois dos trinta e dois prefeitos eleitos nos munícios que compõem a Diocese. O encontro aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (27/11), no auditório do Colégio Pequeno Príncipe. O principal assunto discutido foram as propostas de trabalho da gestão de cada prefeito para o quadriênio 2017 – 2020.
“Vamos trabalhar pela organização e participação popular, dos sindicatos, associações e cooperativas”, pediu o bispo. “Que as obras, os planos não sejam de interesse particular, mas de interesse coletivo. E é fundamental que a relação executivo com o legislativo seja também transparente. Não se deixem dobrar pelos interesses, sobretudo, corporativos. Levantem essa bandeira. Eu vos peço: sejam bastante honestos neste sentido”, acrescentou.
Entre as sugestões para ajudar à atuação dos gestores, Dom Gilberto apresentou um balanço do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, que leva em conta a expectativa de vida, a educação e a renda. E de acordo com o relatório entregue, em 2010 as cidades avançaram de forma significativa se comparada aos anos 2000, mas estão longe de apresentarem dados satisfatórios, o que demonstra ainda dificuldades no acesso a serviços de saúde, à escola e à renda para consumo. Por isso conclamou a todos para priorizarem os avanços no IDH, contanto, sempre, com o apoio da Igreja.
É desejo do bispo coadjutor, além disso, realizar outros encontros, mas a nível de Forania, isto é, com os prefeitos das cidades próximas territorialmente, de modo a fomentar uma “consciência cidadã” na Igreja e também na sociedade.
(Dos 32 prefeitos eleitos no último pleito, 22 participaram do encontro convocado pelo bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana. Foto: Patrícia Silva)
Avaliação
Para Dom Gilberto, o encontro com os prefeitos foi “bastante positivo”, sobretudo, pela exposição das propostas de cada um. A partir delas, disse o bispo, a comunidade pode acompanhar e fiscalizar a execução dos planos de governo.
Outro ponto ressaltado está nas parcerias já existentes, tais como os projetos de Cisternas desenvolvidos pela Cáritas Diocesana para o enfrentamento da escassez em alguns municípios, e a Fazenda da Esperança no acompanhamento de dependentes químicos, em Mauriti. O bispo coadjutor também acredita na possibilidade de convênios com as prefeituras para que estas parcerias possam crescer ainda mais.
Participação
O encontro com os prefeitos também contou com a participação de padres, religiosas e agentes de pastorais que, na ocasião, tiveram espaço para apresentar suas reinvindicações, entre elas o enfrentamento às drogas e à AIDS, o combate à violência contra a mulher, o saneamento ambiental, à coleta seletiva, dentre outros temas.
As cidades participantes foram Abaiara, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Com informações da Diocese do Crato/Patrícia Mirelly

Postar um comentário

0 Comentários