Urca ocupada – Protesto contra aprovação das PEC´s 241 e 257

Estudantes ocuparam a Reitoria da Universidade Regional do Cariri nesta terça-feira (25) (Foto: Divulgação)

Dezenas de estudantes ocupam desde o final da tarde desta terça-feira (25) a Reitoria da Urca (Universidade Regional do Cariri), em Crato.  A ocupação causou surpresa para a própria reitoria da instituição. De maneira pacifica, os estudantes entraram no gabinete do Reitor e informaram que a partir daquele momento (15h) a reitoria estaria sendo ocupada. A decisão veio, após uma reunião horas antes com acadêmicos de diferentes cursos da instituição. As informações são de Ronuery Rodrigues Agência Miséria.
A Urca é a primeira Universidade no Ceará a ser ocupada em repúdio as Proposta de Emenda da Constituição (PEC) 241 e 257, que congela gastos com educação, segurança, saúde, habitação por 20 anos e impõem o cancelamento por tempo indeterminado da realização de concursos públicos em todo Brasil, respectivamente.
A ocupação põe ainda em discussão pautas da própria Universidade que envolve estudantes, funcionários e professores. De acordo com o professor do departamento de Educação, Evilázio Vieira, a manifestação dos estudantes poderá ganhar apoio dos professores e funcionários, uma vez que a ação também é política e põe em discussão pautas das categorias.
Entre as pautas dos alunos, funcionários e professores, está à transparência e aplicação de R$ 10 milhões, conquistados pelos estudantes durante o governo Cid Gomes e que, segundo eles, não estão sendo aplicados na educação superior.
Os estudantes estão organizados em comissões e afirmam que a manifestação tem data apenas de início.  O protesto poderá inclusive dificultar a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) na instituição.

URCA emite nota de esclarecimento sobre ocupação, no final da tarde desta terça-feira (25)

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi ocupada na tarde desta terça-feira (25), por estudantes da Urca, outras instituições e movimentos sociais, com uma pauta notadamente identificada com os movimentos nacionais de “Fora Temer”, “Não à PEC 241” e pela legitimidade do governo democraticamente eleito. Reunidos com o Reitor e Pró-Reitores da Universidade Regional do Cariri foram prestados todos os esclarecimentos institucionais que envolvem a URCA no seu amplo aspecto do ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e assistência estudantil.
As medidas pautadas pelo Governo Federal escarceiam recursos públicos federais para educação, especialmente, são graves e as manifestações em defesa das IEs são legítimas. Nenhum direito a menos para que os sistemas federal e estadual de ensino continuem no caminho do acesso pleno à educação e ao empoderamento das classes sociais menos favorecidas, das minorias historicamente renegadas e maiorias discriminadas. Os integrantes da Reitoria têm liderado fóruns de discussão democráticos junto à comunidade em defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e inclusiva.
Nenhuma atividade administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão será interrompida em nenhum dos campi da URCA. Estamos aguardando para as próximas horas comunicado oficial dos ocupantes, ainda não identificados formalmente, para tratos administrativos e institucionais do enfrentamento da pauta junto às autoridades públicas nacionais e estaduais. Uma ocupação traz danos para o patrimônio público e gera solução de continuidade para procedimentos e processos administrativos. Nenhum ataque ao patrimônio público ou às pessoas em seu ambiente de trabalho será tolerado, já que em ambiente de formação e educação a primeira regra é sempre o respeito.
O corpo administrativo da URCA está empenhado em garantir o funcionamento regular da URCA e para quaisquer esclarecimentos à comunidade.
Crato – Ceará, aos 25 de outubro de 2016.
Prof. José Patrício Pereira Melo
Reitor
Prof. Francisco do Ó de Lima Júnior
Vice-Reitor
Profª. Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão
Prof. Allysson Pontes Pinheiro
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Francisco Egberto Melo
Pró-Reitor de Graduação
Profª. Ana Roberta Duarte Piancó
Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação
Prof. Roberto José Siebra Maia
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
Profa. Fátima Romão
Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário

Assessoria de Comuncação da URCA

Postar um comentário

0 Comentários