Projovem Prisional beneficia internos do Cariri

Foto:Reprodução

O Projovem Urbano Prisional chega a segunda edição no Ceará e contempla 250 jovens com a oportunidade de concluir o ensino fundamental e se profissionalizar em um arco ocupacional que facilite seu ingresso no mercado de trabalho. A novidade deste ano é a chegada do projeto ao interior do estado, com a participação de estudantes da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), de Juazeiro do Norte. Informa Governo do Estado.
Atualmente, 65 internos estão recebendo aulas no Cariri. A expectativa é que o número chegue a 80 reeducandos. Além da conclusão do ensino fundamental, os estudantes da PIRC serão capacitados com o curso de Turismo e Hospitalidade e poderão, após a certificação, trabalhar na própria cidade, já que Juazeiro do Norte é um forte polo turístico, listada pelo Ministério do Turismo como um dos dez maiores destinos do turismo religioso do Brasil.
Para incentivar a participação nas aulas, cada interno beneficiado recebe fardamento, lanche e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100. O curso tem duração de 18 meses e atende pessoas privadas de liberdade na faixa de 18 a 29 anos. Internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA), em Pacatuba, e internas do Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa (IPF), Aquiraz, também participam do projeto. O número de jovens atendidos nesta edição é 25% maior que o da primeira turma, inciada em 2013 e formada em 2015.
“Pela primeira vez o projeto chega ao interior do Estado, atendendo aos internos da PIRC. Entendemos a interiorização das ações desenvolvidas nas unidades prisionais como algo fundamental à humanização do sistema”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão.
O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, destaca que o programa, além da qualificação profissional, busca estimular o exercício da cidadania. “Nossa felicidade é poder dar dignidade ao interno ao promover a conclusão do ensino fundamental e ajudá-los na integração com o mercado de trabalho”, aponta Moraes.
No Ceará, o Projovem Urbano Prisional é uma ação do Governo Federal executada em parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Coordenadoria Estadual Especial de Juventude.

Postar um comentário

0 Comentários