Festejos de Santo Antônio termina hoje em Barbalha

Foto: Divulgação
Termina nesta segunda-feira, 13, a festa que se tornou Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Após 15 dias de festejos intensos, será realizada a procissão de encerramento, com milhares de pessoas, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. O cortejo acontece a partir das 16 horas de hoje, pelas principais ruas do Cidade, até a matriz de Santo Antônio, no Centro histórico.

Cerca de 60 mil pessoas devem participar da procissão, que conta com fiéis de todo o Cariri. O pároco da matriz, Cícero Alencar, afirma que é crescente o número de devotos do santo.


Essa foi a 306ª festa alusiva ao padroeiro.


Segundo o secretário da Cultura da cidade, Antônio de Luna, este foi um momento histórico para Barbalha, com a inserção da festa no cenário nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro. “Sinto-me muito feliz por estar vivenciado este momento”, afirma ele.


Os festejos a Santo Antônio de Pádua ocorrem desde o final do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem ao desenvolvimento da cidade de Barbalha. São quinze dias de festa em homenagem ao padroeiro. A data central é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.


Com informações do Blog do Flávio Pinto

Postar um comentário

0 Comentários