Funceme prevê chuvas nas próximas 48h em todo o Estado

Imagens de movimentação das chuvas no Ceará (Foto: Divulgação/Funceme)

De acordo com Davi Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é de que a chuva continue em todo o Ceará nas próximas 48h. Na quinta-feira (31), precipitações devem ocorrer com céu nublado em todas as regiões cearenses. Para sexta-feira (1), a previsão é de nebulosidade variável. 

Na manhã desta quarta-feira (30), a Funceme registrou chuvas em todo o Estado. O município do Barro registrou 122mm. Na Capital, as maiores precipitações ocorreram nos bairros do Vicente Pizon (26 mm), João XXIII (21 mm) e Fátima (19 mm). A chuva levou esperança ao Interior, com o sangramento de barragens, mas trouxe transtornos a quem precisou dirigir em Fortaleza, com grandes congestionamentos. 

Conforme o órgão, há nuvens sobre todo o Ceará. A nebulosidade está associada a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado, no período de fevereiro a maio, no setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. 

Chuvas estão abaixo da média em março

Apesar das precipitações de hoje, março de 2016 está com chuvas 44% abaixo da média no Ceará. A média histórica para o mês é de 203,4mm e choveu 114mm até hoje, dia 30. Em fevereiro, cuja média é 118,6mm, choveu somente 53,6mm, o que significa desvio negativo de 54,8%. 

Ainda segundo o metereologista, o fenômeno El Niño tem sido forte influência nos meses de abril e maio. Portanto, até o final da estação, há probabilidade do estado chegar mais perto da média histórica para o período. “Teremos chuvas irregulares obtidas pela zona de convergência, e podem ainda acontecer chuvas concentradas”, ressalta.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários