Lindalva de Morais é reconhecida pelo MEC como exemplo de inovação e criatividade na educação

 
(Foto : reprodução)


A Escola Antônia Lindalva de Morais (Estadual) é reconhecida pelo Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Lindalva de Morais foi a única escola da Região do Cariri, a está no mapa da inovação e Criatividade. A escola “iniciou a reformulação de seu projeto político pedagógico em 2013”.

“Depois de constatar um alto nível de evasão e o baixo desempenho dos estudantes, a escola está usando alternativas, como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, que organiza os estudantes em células (grupos pequenos); o programa Jovem de Futuro (voltado para a mobilização dos estudante para combater a evasão); e a proposta de reorganização curricular, que inclui núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais e tecnologias da informação e comunicação. Tem conselho escolar e grêmio atuantes”. Lindalva de Morais possui atualmente 430 alunos.

Estudo do MEC

“Interessado em identificar e conhecer iniciativas inovadoras e criativas na educação básica para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho nacional para definir os parâmetros de Chamada Pública destinada a organizações educativas que atuam diretamente com crianças, adolescentes, jovens e adultos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no tempo apropriado”.

Ministério da Educação instituiu um grupo de trabalho nacional que estabeleceu cinco critérios do que seria considerado inovador e que a “Escola Estadual” se adequou. Foram verificados também os resultados dos indicadores nacionais de qualidade (IDEB, ENEM e ANA) das escolas submetidas a essas avaliações.

I - GESTÃO: Corresponsabilização na construção e gestão do projeto político pedagógico. Estruturação do trabalho da equipe, da organização do espaço, do tempo e do percurso do estudante com base em um sentido compartilhado de educação, que orienta a cultura institucional e os processos de aprendizagem e de tomada de decisão, garantindo-se que os critérios de natureza pedagógica sejam sempre preponderantes.

II - CURRÍCULO: Três aspectos garantem um currículo inovador: 1) Desenvolvimento integral: estruturação de um currículo voltado para a formação integral, que reconhece a multidimensionalidade da experiência humana - afetiva, ética, social, cultural e intelectual; 2) Produção de conhecimento e cultura: estratégias voltadas para tornar a instituição educativa espaço de produção de conhecimento e cultura, que conecta os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos para transformar o contexto socioambiental; 3) Sustentabilidade (social, econômica, ecológica e cultural): estratégias pedagógicas que levem a uma nova forma de relação do ser humano com o contexto planetário.

III - AMBIENTE: Ambiente físico que manifeste a intenção de educação humanizada, potencializadora da criatividade, com os recursos disponíveis para a exploração e a convivência enriquecedora das diferenças. Estratégias que estimulam o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade, a mediação de conflitos por pares, o bem-estar de todos, a valorização da diversidade e das diferenças e a promoção da equidade.

IV - MÉTODOS: Protagonismo: Estratégias pedagógicas que reconhecem o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem; que reconhecem e permitem ao estudante expressar sua singularidade e desenvolver projetos de seu interesse que impactem a comunidade e que contribuam para a sua futura formação profissional.

V - ARTICULAÇÃO COM OUTROS AGENTES: Rede de direitos: estratégias intersetoriais e em rede, envolvendo a comunidade, para a garantia dos direitos fundamentais dos estudantes, reconhecendo-se que o direito à educação é indissociável dos demais.

Escolas cearenses destaques:

·         Município      Escolas:

·         Brejo Seco -  Escola Padre Pedro Inácio Ribeiro

·         Fortaleza- Centro Municipal de Educação Infantil Hilza Diogo Cals

·         Fortaleza - Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba


·         Fortaleza - Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra

·         Fortaleza - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes


·         Fortaleza - Escola Waldorf Micael

·         Fortaleza - Vila Vicência Infantil Lazer e Aprendizagem


·         Maranguape - Escola Municipal José de Moura

·         Meruoca - Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Furtado


·         Milagres - Escola de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais

·         Monsenhor Tabosa  Kulika - Conselho do Povo Indígena Potiguara da Serra das Matas



·         Santa Quitéria-Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Catunda
h

d    Clique aqui para conhecer as 178 instituições educacionais inovadoras e criativas.






Postar um comentário

0 Comentários