Ceará terá mutirão para inclusão de mulheres no mercado de trabalho


Foto Reprodução

 Nesta quarta-feira (6), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, da Secretaria do Trabalho e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), realiza um mutirão de atendimento às trabalhadoras em sua Unidade de Atendimento do Centro de Fortaleza. A iniciativa acontece em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e já marca o início das ações que serão realizadas durante toda a semana.

Durante o evento, serão realizados processos seletivos no local, para diversas ocupações e setores. Além disso, também serão ofertados os serviços de saúde, encaminhamento para qualificação e palestra de orientação para atuarem como trabalhadoras autônomas. O evento contará ainda com a participação do Ceará Credi Mulher.

A iniciativa terá continuidade, na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em toda a rede do IDT/Sine. No total, as unidades contarão com seleção para mais de 700 vagas de emprego para elas, além do encaminhamento para demais seleções que deverão ocorrer nas empresas.

Sobre o mercado de trabalho para mulheres

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a proposta é uma alternativa para diminuir a discriminação que ocorre hoje no mercado de trabalho, que oportunizou somente 38% das novas vagas de 2023 para mulheres, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Além disso, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), demonstram que, enquanto a taxa de desemprego masculina no quarto trimestre de 2023 ficou em 8,7%, entre as mulheres foi de 10,5% – uma diferença no patamar de 3,1 pontos percentuais.

“Esperamos poder contribuir para a mudança dessa realidade, por meio de ações que possibilitem a autonomia financeira das mulheres através da inserção produtiva, seja pelo trabalho com carteira assinada ou pelo empreendedorismo”, ressalta o secretário Vladyson Viana.

Unidades contarão com programação diversificada
O presidente do IDT, Raimundo Angelo, orienta ainda que as unidades de atendimento do IDT contarão com uma programação diversificada. “Cada unidade está organizando um momento especial para acolher essas mulheres e possibilitar a sua inclusão no mercado de trabalho.”

Ele alerta ainda que “as trabalhadoras que não conseguirem comparecer, podem ir em qualquer Unidade do IDT/Sine, não importa o dia, com a sua documentação completa, para o encaminhamento às oportunidades de emprego”.

Postar um comentário

0 Comentários