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O ensino fundamental cearense é destaque nacional. Entre 2007 e 2017, o Ceará foi o estado brasileiro que mais avançou na quantidade de estudantes do 5º e 9º anos que têm nível adequado de aprendizado em português e matemática, segundo levantamento da ONG Todos pela Educação. No entanto, no ensino médio, há preocupação, pois, em 10 anos, o Ceará subiu apenas uma posição nos índices de ambas as disciplinas.
O estudo é feito com base no desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e são levados em consideração índices tanto escolas privadas como públicas. Porém, segundo a coordenação de projetos do Todos pela Educação, cerca de 80% das amostras são de alunos da rede pública.
No Ceará, em 2007, 21,4% dos estudantes do 5º ano tinham aprendizado adequado para a série no que diz respeito à língua portuguesa. Com isto, o Estado ocupava a 15ª posição no País. Já em 2017, o número saltou para 65,7%. Esta alteração faz o estado figurar como o 6º melhor do Brasil nesse quesito.
Já em matemática, em 2007, só 15% dos estudantes tinham aprendizado proporcional ao 5º ano. Em 2017, essa quantidade passou para 50% . O Estado é o 11º melhor nesse indicador.
No 9º ano, último do ensino fundamental, entre 2007 e 2017, o número de alunos com aprendizado adequado em português cresceu de 14% para 43,6%. Em matemática, a evolução foi de 9% em 2007 para 23% em 2017.
Ceará estaciona no Ensino Médio
Se no ensino fundamental há destaque, ao chegar ao 3º ano do ensino médio, a educação cearense estaciona, seguindo a tendência nacional. Isto eleva a preocupação, já que o último ano do ensino básico deveria contar com alunos preparados para o superior.
Nesta etapa, em português, apenas 20% dos estudantes do 3º ano médio tinham nível de aprendizado adequado em 2007, número que em 2017 chegou a 27%.
Em matemática, a diferença de aprendizado em uma década foi de apenas 2 pontos percentuais e passou de 6% para 8%. Com este resultado, o Ceará é o 13º neste indicador entre os estados brasileiros, empatado com a Paraíba.
Coordenadora de projetos do Todos pela Educação, Thaiane Pereira pontua que é preciso observar a tendência de regressão dos resultados ao longo da jornada escolar, tendo em vista que números mais altos no 5º ano caem gradualmente até atingir péssimos índices no 3º do médio e justifica: “as razões vêm desde a alfabetização mal feita, e isso vai se acumulando e se transformando em defasagem, ao longo das séries. O aluno não consegue acompanhar o conteúdo de forma nivelada”.
Para ela, muitas mudanças dos modelos das escolas têm influência direta, a exemplo do fato de, no 5º ano, o aluno geralmente ficar a cargo de um só professor, que o conhece melhor e acompanha as necessidades mais de perto. “Depois, isso muda. São mais docentes, menos proximidade. E a escola vai se tornando menos interessante do ponto de vista de estimular o aluno e dar oportunidades de escolha”, observa.
Thaiane classifica o Ceará como “exemplo a ser seguido pelo Brasil”, e atribui o crescimento de diversos indicadores à “continuidade” de políticas como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).
“O Ceará tem uma das piores rendas per capita, mas consegue avançar, porque existe uma política contínua, bem implementada, com participação dos municípios. O Paic já tem repercussões no 9º ano, por exemplo, mas, a longo prazo, vai dar mais frutos”, estima.
Esse “longo prazo”, ainda no campo abstrato, é o fio de esperança para melhoria do aprendizado no ensino médio – mas não só. “Precisamos ter programas voltados para essa etapa, não é só alfabetização e boa base que farão o ensino médio evoluir. É necessário investir num modelo de escola com mais protagonismo e flexibilidade para o estudante”, sugere a coordenadora de projetos do TPE.
A secretária da Educação do Ceará, Eliana Nunes Estrela, reconhece as dificuldades do ensino médio e admite que o Estado não está numa situação confortável. A gestora espera que três fatores possam contribuir para melhorar os índices: a chegada dos efeitos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), as ações de formação continuada de professores e a ampliação do ensino em tempo integral.
Em relação às ações para melhorar o aprendizado de matemática, a titular da Seduc revela que os professores da rede passam por constante formação na área, no entanto, acrescenta que não há materiais específicos.
“Focamos na redução do abandono e no protagonismo estudantil para que eles permaneçam na escola e concluam a educação básica. É um trabalho conjunto”.
Quem comemora os índices do ensino fundamental é a titular da Secretaria Municipal de Educação, Dalila Saldanha, comemora os bons números relativos ao ensino fundamental. Entretanto, a gestora reconhece a necessidade de se adotar “novas metodologias de ensino”, sobretudo em matemática.
“Temos investido em apoiar os professores, tanto em formação como em materiais. As ações da rede sempre eram voltadas para leitura e escrita, mas precisamos mudar para reverter a deficiência em matemática”, aponta.
Dalila Saldanha destaca como iniciativas municipais duas formações para docentes da área de exatas previstas ainda para o primeiro semestre, em parcerias com universidades públicas.
“Na matemática, principalmente, temos que romper com muitos preconceitos, com aquela cultura de que é difícil. Mostrar que é uma ciência como as outras e que os estudantes são capazes de aprender. A gente precisa engajar as pessoas, estimular, fazer com que acreditem que na escola pública eles podem aprender e evoluir”, finaliza a titular da SME.
Com informações do G1 -Ceará
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