Pesquisa: 11% dos brasileiros admitem já ter pago propina

(Foto: Divulgação)


A Transparência Internacional divulgou uma pesquisa que deixa o Brasil em segundo lugar no ranking dos países que dizem não pagar propina. É o segundo menor índice da América Latina e Caribe, com 11%, ficando atrás somente de Trinidad e Tobago, país onde 6% admitiram o pagamento de propina. As entrevistas foram feitas entre maio e junho de 2016. As informações são do G1.

Na pesquisa, foram ouvidas 22.302 com idade superior a 16 anos em 20 países da América Latina e Caribe. Entre os serviços que os brasileiros assumiram pagar propina, estão saúde, educação, serviço de polícia e emissão de documentos. Estima-se que a margem de erro seja de 2,8%. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa ainda mostrou que o Brasil é o país onde mora a maior parte dos que acreditam que pessoas comuns podem fazer a diferença no combate à corrupção, com 83%, seguido por Costa Rica e Paraguai, ambos com 82%. Além disso, 81% dos brasileiros afirmaram que, se presenciassem um ato de corrupção, sentiriam-se na obrigação de denunciar.

Em contrapartida, a pesquisa apontou que a percepção da corrupção tem aumentado. 78% achavam que a corrupção tinha aumentado nos 12 meses anteriores. O período coincide com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Nesse quesito, somente Venezuela, com 87%, Chile, com 80%, e Peru, com 79%, superaram o Brasil.

Redação O POVO Online



Postar um comentário

0 Comentários