A maior transferência da história do futebol



Após semanas de indefinição, PSG deve pagar os mais de 200 milhões de euros necessários para tirar Neymar do Barcelona. Em Paris, atacante busca o protagonismo que não teve à sombra de Messi.O atacante Neymar se despediu nesta quarta-feira (02/08) de seus companheiros de Barcelona, encaminhando o fim de uma novela que terminará com sua provável ida para o Paris Saint-Germain, na maior transferência da história do futebol.

Para que a negociação seja concretizada, o PSG terá que pagar os 222 milhões de euros (mais de 800 milhões de reais) da cláusula rescisória do contrato que o camisa 10 da seleção brasileira tem com o time espanhol. O depósito deve ser feito nas próximas horas.

Em Paris, a expectativa é de que Neymar receba o maior salário do mundo do futebol: 30 milhões de euros, livres de impostos, num contrato até 2022. A promessa é de que ele receba outros 60 milhões de euros em contratos variados com patrocinadores do PSG.

Irritação na Catalunha

A indefinição do caso nas últimas semanas irritou dirigentes, torcedores e até jogadores do Barcelona, segundo a imprensa espanhola. Líderes do elenco, Iniesta e Piqué teriam cobrado o jogador a tomar uma posição logo.

Uma enquete realizada na semana passada pelo diário catalão Sport, de linha editorial de viés barcelonista, mostrou que 80% dos torcedores já defendiam a transferência de Neymar para o Paris Saint-Germain.

"Neymar e seu pai-agente aceitaram a oferta do PSG porque ela representa muito mais dinheiro. Estamos em um mundo de mercenários, em que sentimentos e valores importam bem pouco. Ou nada", escreveu o colunista Lluís Mascaró no Sport. "Adeus, Neymar. Até nunca mais."



Em quatro temporadas no Barcelona, Neymar fez 186 jogos, marcou 105 gols e deu 80 assistências. Teve atuações marcantes, como na virada contra o próprio PSG (6 a 1) nas oitavas de final da última Liga dos Campeões. Mas nunca conseguiu sair da sombra de Messi.

E isso, segundo pessoas próximas ao jogador, teria pesado em sua decisão de se transferir para o PSG: em Paris, ele terá a chance de ter o protagonismo que jamais teria em Barcelona e de buscar o título de melhor do mundo, já conquistado cinco vezes por Messi.

"Foi um prazer enorme ter compartilhado todos esses anos com você, amigo Neymar. Te desejo muita sorte nesta nova etapa de sua vida. Nos veremos. Te amo", disse Messi na legenda de um vídeo postado no Instagram que mostra vários momentos de ambos lado a lado pelo Barcelona.

Investigação na Uefa

A Uefa já anunciou que vai investigar a transação. As regras de fair-play financeiro da entidade estabelecem um limite de 70% de gastos com salários do valor total de arrecadação de um clube, que não pode acumular prejuízo acima de 30 milhões de euros num espaço de três anos.

O Paris Saint-Germain é comandando por um grupo de investidores do Catar, e as entidades reguladoras do mercado da bola europeu têm receios que parcerias do tipo gerem desequilíbrios nas principais ligas do continente. O Barcelona ameaçou acionar a Uefa caso a negociação seja concluída.

O PSG aguarda Neymar nesta quinta-feira em Paris para realizar exames médicos. A ideia do clube francês seria apresentá-lo em uma entrevista coletiva no dia seguinte, e no sábado fazer uma grande festa com a torcida no Parc des Princes.

Em Paris, Neymar vai se juntar a outras estrelas do futebol mundial, como os brasileiros Lucas, Thiago Silva e Dani Alves, o uruguaio Edinson Cavani , o argentino Ángel Di María e o alemão Julian Draxler.

RPR/ots

Postar um comentário

0 Comentários