Inscrições abertas para edição 2017-2020 do Selo UNICEF



A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF já começou. Os municípios do interessados em aderir tem até o dia 31 deste mês para realizarem suas inscrições. Para se inscrever bastam 3 passos: preencher o Termo de Adesão; incluir assinatura do Prefeito; e o documento preenchido e assinado para o escritório do UNICEF responsável pelo seu Estado.

Ao enviar o Termo de Adesão e Cadastro preenchido e assinado para o UNICEF, o município indica um(a) profissional para atuar como Articulador(a) do Selo, que é a pessoa responsável por mobilizar prefeitura, secretarias, parceiros e comunidade, em articulação com o CMDCA, para implementar as ações previstas na metodologia do Selo. O(A) articulador (a) também é o ponto de contato entre UNICEF e município. A escolha do(a) articulador(a) do município é estratégica. A troca de articulador(a) ao longo da edição do Selo UNICEF pode prejudicar o desempenho do município.

O UNICEF atuará em coordenação com o(a) Articulador(a) e o CMDCA durante os quatro anos da edição para informar sobre ciclos de capacitação, atualizações metodológicas, dicas de implementação de programas e outras atividades do Selo. A partir disso, o(a) Articulador(a) mobilizará as pessoas mais adequadas em seu município para participar de cada atividade ou realizar cada ação.

Adesão

No Ceará, até a tarde desta quarta-feira, 04 de julho, 55 municípios já realizaram sua adesão.  Para esta nova edição já podem participar: municípios do Semiárido (AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e municípios da Amazônia (AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR e TO). Confira aqui a relação dos municípios que estão aptos a se inscrever nesta edição.

Não há custos para se inscrever no Selo. O papel do Selo UNICEF é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal. A metodologia ajuda o município a construir um planejamento de acordo com a realidade local, envolvendo todos os atores municipais, de forma coordenada e intersetorial, como foco na gestão por resultados. A ideia é fazer com que o município seja capaz de buscar parcerias e diferentes fontes de financiamento, especialmente para as populações que mais precisam.

Participação indica melhoria dos indicadores

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram do Selo. Resultados significativos também têm sido registrados, em todas as edições, nos municípios que, mesmo não tendo sido certificados com o Selo, participaram de todo o ciclo.

Para mais informações acesse www.selounicef.org.br.
Veja aqui o Regulamento.
Veja aqui dicas para escolha do articulador.
Veja aqui o Guia Metodológico.

Postar um comentário

0 Comentários