Primeira dama inicia projeto com catadores para implantação da coleta seletiva



O Governo Municipal de Milagres, através da Primeira dama Elisângela Crisostomo Landim e o empresário Ednaldo Morais, responsável pela empresa de limpeza pública PROEX, em reunião na última terça-feira (18) trataram sobre as próximas ações a serem tomadas para melhorar a eficiência da coleta de resíduos sólidos em todo o município.

O projeto visa à implantação da Coleta Seletiva, a partir da organização de catadores, por meio da criação de uma associação, visando à melhoria em suas condições de trabalho e comercialização do lixo recolhido. A ação que tem a frente à Primeira dama Elisângela Crisostomo Landim, e a empresa PROEX, também, será executada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania.

A Primeira dama destacou o foco principal da ação que é a ênfase na figura do agente reciclador e os cuidados com o meio ambiente. Além da coleta seletiva, ela asseverou que a gestão do Prefeito Lielson Landim, já está buscando meios para assegurar recursos e investir na construção de um aterro sanitário, o que acabaria com um problema antigo no município.

Segundo Elisângela, nos próximos dias serão dispostas ações a serem tomadas e projetos paralelos a serem desenvolvidos, tais como: A instalação da coleta seletiva no centro da cidade e em ecopontos distribuídos nos bairros, o convenio com a associação RECICLANIP para a coleta dos pneus inservíveis, e a coleta de óleo usado a partir da instalação de ecopontos.

Ainda integra o conjunto de ações, a inclusão do Agente Reciclador, a partir da realização de um pré-cadastro. Será feito uma ação intregadora entre a Assistência Social e a empresa PROEX, onde serão distribuídas cestas básicas, EPI’s (equipamentos de trabalho).

Outro ponto que foi debatido tratou sobre a solicitação da Primeira dama para a realização de um dia de ação global para esses catadores, dispondo de vacinação e serviços como, corte de cabelo e manicure. Na mesma ocasião, a realização de palestras abordando sobre a importância do catador e seu papel na sociedade, bem como, uma explanação sobre a criação da associação mostrando todos os benefícios que serão concedidos a eles.


Participaram da reunião o Prefeito Lielson Landim, a Primeira dama Elisângela Crisostomo, o empresário Ednaldo Morais (PROEX), a Engenheira Ambiental Marcela Macêdo, o Secretário da Casa Civil Raphael Caldas, o Engenheiro Civil do município Lacordaire Morais, além das representantes do Clube de Mães Francisca do Socorro Maria Lúcia e Josefa Alves.

Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários