Instituto do Câncer e Hospital de Barbalha suspendem tratamento contra o câncer

Instituto do Câncer e Hospital de Barbalha suspendem tratamento contra o câncer (Foto: Reprodução)


Fica cada vez mais difícil ser atendido pelo SUS para o tratamento de câncer em Fortaleza e região Sul do Ceará. É que o serviço essencial para quem tem a doença foi suspenso em dois hospitais de referência do Ceará. Pacientes que procuram o Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, e Instituto do Câncer do Ceará, em Fortaleza, estão sendo surpreendidos pela notícia da suspensão.

O Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, no sul do Ceará, é a única opção de tratamento na rede pública para pacientes com câncer de 45 municípios da região.

Cerca de 200 pessoas estão na fila de espera para iniciar o tratamento com radioterapia e quimioterapia. E deverão continuar porque o hospital só atende emergências há duas semanas.

A situação se repete no Instituto do Câncer do Ceará, que fica em Fortaleza. É o único local do Estado que concentra tudo o que os pacientes precisam em um só lugar: consultas, exames, tratamento e cirurgias. Mas, quem chega pelo SUS também não recebe mais atendimento desde a semana passada.

Sobre o hospital de Barbalha, o Ministério da Saúde informou que está analisando o pedido de aumento do repasse de dinheiro. Já a Prefeitura de Fortaleza informou que apresentou ao Instituto do Câncer propostas para retomar o atendimento.

Com informações do Ceará

Postar um comentário

0 Comentários