Se Eunício ganhar eleição, PMDB comandará Senado por 12 anos seguidos

Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o favorito para ocupar o cargo de presidente do Senado Federal  (Foto: Reprodução)


O senador  Eunício Oliveira (PMDB-CE) é o favorito para ocupar o cargo de presidente do Senado Federal na eleição que deve acontecer nesta quarta-feira (1º). O cearense é apoiado por partidos do governo e até da oposição. Com a [provável] vitória, o PMDB completará 12 anos seguidos à frente da Casa.
Na disputa, o senador José Medeiros (PSD-MT). O presidente que será eleito nesta quarta-feira ficará no cargo até o início de 2019.
O último senador que não era do partido a ocupar o posto foi Tião Viana (PT-AC). E mesmo assim, foi por ocasião de substituição por apenas alguns meses um outro peemedebista: Renan Calheiros (PMDB-AL).
Contrário
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) considera uma “vergonha” que os senadores venham a eleger Eunício Oliveira (PMDB-CE) para presidência do Senado Federal. Após matéria divulgada hoje na imprensa sobre a fortuna do senador, Ciro Gomes comentou a denúncia em sua página no Facebook. “Vergonha a maioria dos senadores elegerem uma figura destas para a presidência. Prova de que há uma maioria de corruptos dominando nosso País”.
1º de fevereiro
Câmara e Senado vão eleger seus novos presidentes e a composição das suas Mesas Diretoras em fevereiro. A eleição acontece sempre no dia 1º de fevereiro a cada dois anos, como manda a Constituição Federal. No entanto, a Câmara fará a eleição apenas no dia 2. No Senado, o escolhido para presidir a Casa se tornará o terceiro na linha sucessória da Presidência da República.
Por ser a maior legenda, o PMDB tem o direito de indicar o presidente do Senado. Mesmo assim, a indicação precisa ser votada, no entanto, no plenário da Casa. No caso de haver candidatos alternativos, os senadores fazem a escolha ou por meio de urna eletrônica ou através de cédulas de papel. A votação é secreta.


Com informações do Estado-CE

Postar um comentário

0 Comentários