Governador Camilo Santana lança o Hora de Plantar 2017

Camilo anunciou o Hora de Plantar ao lado de prefeitos eleitos da região (Foto: Flávio Pinto)


O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (28), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato, o Projeto Hora de Plantar. Para o próximo ano, o programa de auxílio a agricultores familiares aumentará de 132 mil para 150.639 o número de beneficiados, sendo 22.694 destes na Região do Cariri.

Nesta edição, o projeto distribuirá 3.217 toneladas de sementes e 7.555.181 mudas para homens e mulheres do campo em todo o Estado. A ação tem investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões são destinados para a região. Participam do Projeto 182 municípios, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não possuem zona rural.

O governador Camilo Santana foi responsável por entregar as primeiras sementes e mudas a alguns dos agricultores que estavam no Parque de Exposição. Durante seu pronunciamento, ele destacou o histórico de compromisso do Estado no zelo pelo homem do campo e sua identificação com o setor agrário. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará, Camilo Santana lembrou que há muitos anos o trabalho de políticas na área rural vem sendo desenvolvido. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário executa, há 29 anos, o Programa Hora de Plantar, com foco em fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários.

"Nós estamos iniciando um programa que já tem quase 30 anos de existência. E ele tem um significado muito forte. Para mim especialmente porque quem criou esse programa foi Eudoro Santana (o programa foi criado em 1987, pelo então secretário da Agricultura). Na época, era a Arrancada da Produção. Deu muito certo no Ceará e permanece. Quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (entre 2007 e 2010), aumentamos a quantidade de sementes distribuídas no Ceará", pontuou o governador.

O governador ressaltou ainda que o Ceará tem se destacado com a maior política de Garantia-Safra do Nordeste brasileiro, com anistia a agricultores no período de seca, dispensas de pagamento e suporte durante o período sem cultivo. "Temos 350 mil cotas destinadas aos agricultores, que, caso sofram no período de seca, recebam seguro. Por causa dessas políticas não se repete mais o que acontecia há 20 anos, que eram pessoas pedindo esmola ou saqueando comércios. São políticas de segurança alimentar dessa população que sofre no período de seca", finalizou.




Com informações do Blog do Flávio Pinto

Postar um comentário

0 Comentários