Municípios do Cariri intensificam prevenção ao câncer

Público feminino terá acesso aos exames preventivos do câncer de mama e de colo uterino (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)


Durante todo o mês de outubro os municípios que compõem o Cariri desenvolverão ações para estimular o público feminino a realizar os exames preventivos ao câncer de mama e colo de útero. As atividades fazem parte da campanha Outubro Rosa, que em 2016 tem o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama e ginecológico, preconizados pelo Ministério da Saúde. Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha realizarão trabalhos de sensibilização junto às comunidades e trabalharão com a ampliação dos atendimentos nas unidades de saúde.

Em Juazeiro do Norte, a campanha está sendo desenvolvida pela equipe da Atenção Básica, que atuará em vários postos de saúde. “Os profissionais promoverão reuniões para sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A patologia é a mais comum entre as mulheres e, infelizmente, quando diagnosticado, na maioria das vezes, está em estágio avançado. A taxa de mortalidade no Brasil é altíssima e tem deixado os municípios em alerta”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Joana Berenice.

Já em Crato, as ações de prevenção aos dois tipos de câncer contarão com palestras em escolas, empresas e ampliação do horário de atendimento em algumas unidades de saúde, como no posto do bairro Seminário, que ofertará atendimento noturno. Em Barbalha, as atividades contarão com o apoio dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). “Nós firmamos parceria com a UFCA e, ao longo deste mês, teremos caminhadas, rodas de conversa, exames preventivos e orientações sobre a saúde da mulher”, diz Thiago Figueiredo, secretário de Saúde de Barbalha.

A Policlínica de Barbalha atenderá mulheres com idade acima de 40 anos, que queiram fazer exames de mamografia, ultrassonografia mamaria e transvaginal, bem como realizará a coleta de material para exames de prevenção ao câncer de colo uterino. Para realizar os procedimentos, basta que a paciente seja encaminhada pela Secretaria de Saúde do seu Município. Podem ser atendidas mulheres domiciliadas nos seguintes municípios: Barbalha, Jardim, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Caririaçu e Granjeiro.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários