Ceará é o terceiro Estado maior em investimento no Brasil


O Ceará ganhou destaque nacional na edição de outubro da Revista Conjuntura Econômica, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, pelo equilíbrio das contas e investimentos com recursos próprios.
Com o título “Exemplo nordestino”, a matéria mostra que, apesar da redução dos investimentos dos estados – dados do Tesouro Nacional apontam uma queda de 38,22% em 2015 em relação ao ano anterior -, o Ceará ficou no terceiro lugar entre os estados com maior investimento absoluto em 2015, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O volume de investimentos em relação à receita corrente líquida coloca o estado na liderança nacional, com 16% em 2015, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%.
O diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, afirma que o investimento próprio foi o grande responsável pelo crescimento econômico na última década, onde o estado registrou uma alta no PIB superior à média nacional.  
O secretário da Fazenda, Mauro Filho, disse que essa capacidade de investimento é devido ao corte feito nas despesas correntes do Estado, de cerca de R$ 400 milhões, e à arrecadação do ICMS, que recebeu um investimento de R$ 300 milhões para a adoção de novas tecnologias.
As áreas que mais receberam recursos, segundo Ataliba, foram a infraestrutura (Cinturão das Águas, rodovias e Complexo Industrial e Portuário do Pecém), e a educação, que rendeu bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015. O diretor do Ipece disse que os investimentos foram mantidos apesar da crise econômica e da seca que atinge o Ceará pelo quinto ano consecutivo.
Com informações do Governo do Estado

Postar um comentário

0 Comentários