Perfil dos romeiros será estudado pela URCA

Romarias em Juazeiro do Norte (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Está sendo desenvolvido um projeto pela Universidade Regional do Cariri (URCA) que vai mapear os romeiros que visitam Juazeiro do Norte. O projeto é ‘Urca na Romaria’, promovido pela pró-reitora de extensão. A iniciativa visa gerar um banco de dados para que a partir daí possa ser traçado um perfil dos visitantes para que com esse resultado possam ser desenvolvidos projetos em prol das festas.

A universidade vai montar uma tenda próximo ao Memorial Padre Cícero onde um grupo de pessoas ligadas à instituição oferecerão serviços como, aferição de pressão arterial, conscientização contra o Aedes aegypti e destinação correta do lixo. Colaboradores ligados ao Geopark Araripe também estarão ministrando oficinas enquanto uma parte do grupo colhe dados sobre perfil socioeconômico e religioso do romeiro.

De acordo com a professora Fátima Pinho, essa já é a segunda vez que o projeto ocorre. A primeira foi no último mês de fevereiro na Romaria das Candeias. A tenda será instalada no dia 12 de setembro e permanecerá até o dia 15. As informações colhidas serão colocadas em um banco de dados onde todos os pesquisadores do mundo terão acesso.

Com informação do Site Miséria

Postar um comentário

0 Comentários