Cariri parte na frente com padrão de caprinos

Cabra Anglo Nubiana na Expocrato 2016 (Foto: Reprodução)


O Cariri se consolida como uma das grandes regiões a adotar o padrão genético de caprinos Anglo Nubianos do Brasil. O pioneirismo veio com a copa realizada na ExpoCrato 2016 (Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados), que ocorreu na cidade do Crato entre os dias 10 e 17 de Julho. A ação é resultado do processo de desenvolvimento racial praticado pelos criadores da raça, que de tão certo, está sendo comercializado para outros países.

Durante a exposição de animais foi realizada a primeira copa brasileira especifica para a raça, onde três juízes de diferentes estados analisaram o padrão racial desenvolvido. No processo de julgamento, é analisada uma série de quesitos do animal quando se observa formação do animal, formação da cabeça, área posterior e inferior, arqueamento de costelas, úbere, capacidade leiteira entre outras especificidades.

De acordo com o vice-presidente da Comissão Organizadora da ExpoCrato, Francisco Leitão Moura, a genética dos animais que estão sendo produzidas aqui, já está provocando o interesse dos criadores dos países de origem da raça. Para ele, conforme conta, esse é uma mostra da importância da exposição do Crato e a confirmação do potencial da região como criadora.

“Nós sabemos que o Anglo tem uma procedência dos Estados Unidos e do Canadá, mas isso mostra toda a nossa competência e capacidade de concorrer mesmo com os países de origem da raça”, Dr. Leitão, que também é membro da Accoa (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará).

Os caprinos Anglo Nubianos, animais resultantes dos cruzamentos de cabras Nubianas, originárias do Sudão, com cabras da Inglaterra. Essa é uma raça de aptidão para carne e para leite e facilmente se adaptaram ao ambiente tropical. São encontrados nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará, assim como em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Com informações do Site Miséria

Postar um comentário

0 Comentários