Seduc lança Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin)

R IMG 0441

Para fortalecer a educação infantil de forma a possibilitar o seu desenvolvimento integral, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (10), o lançamento de Pactuação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O evento contou com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana e da secretária adjunta da Seduc, Marcia Campos. O objetivo do projeto é formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.

Seduc RA iniciativa será aplicada em 36 municípios cearenses, além de dois distritos de Fortaleza, com vigência até 2017. “O Padin faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, que consiste em três pilares, especificamente no pilar "Tempo de Crescer", que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores”, cita a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana.

A secretária adjunta da Seduc, Marcia Campos, destaca o potencial da iniciativa em colaborar para o crescimento saudável das crianças, para que se tornem adultos mais conscientes e responsáveis. "Iremos atuar em uma área considerada de extrema importância pelas pesquisas especializadas para o desenvolvimento de uma personalidade mais integrada e sadia, que é a primeira infância".

O Padin prevê visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

O lançamento do Padin contou, ainda, com as participações do prefeito de Poranga e representante da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Antônio Alves; da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luíza Aurélia Távora e os prefeitos e secretários de Educação dos 36 municípios que farão parte do projeto piloto da iniciativa.

De acordo com o prefeito de Reriutaba, Galeno Taumaturgo, uma das grandes dificuldades encontradas no interior do Estado é fazer com que as famílias das crianças participem da educação dos alunos. “O programa é importante porque realiza a inserção da família no espaço escolar dos filhos de forma lúdica e pedagógica”, afirma Galeno.


Assessoria de Comunicação da SeducJacqueline Cavalcante - (85) 3101.3972
imprensa@seduc.ce.gov.br 

Fotos: Ascom / Seduc

Postar um comentário

0 Comentários