Em ofício, Camilo solicita inclusão de Juazeiro do Norte no Programa de Investimentos em Aeroportos Regionais

Camilo pediu urgência ao ministro dos Transportes. (Foto: Divulgação)

O governador Camilo Santana enviou ofício à Secretaria da Aviação Civil (SAC), atualmente ligada ao Ministério dos Transportes, solicitando investimentos para a ampliação e reforma do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. O documento pede a inclusão do equipamento no Programa de Investimentos em Aeroportos Regionais, do Governo Federal. A intenção é garantir recursos para recuperação e reforço do pátio e taxiways (pista de taxiamento), evitando, assim, uma possível paralisação da operação do aeroporto.

Recentemente, o governador se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, e com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, para tratar sobre o tema. “Vi a planta (do aeroporto) e é urgente uma intervenção no equipamento. A partir da conclusão do projeto, com orçamento, faremos toda uma articulação com a bancada federal para que a gente possa garantir os recursos para este novo aeroporto”, disse Camilo Santana. A construção de um novo terminal de passageiros também está entre as reivindicações de Camilo Santana.


O ofício cita ainda a importância econômica da Região do Cariri, um dos maiores centros de peregrinação do Brasil em virtude do turismo religioso. “Dentro da nossa estratégia de desenvolvimento para o Cariri, a manutenção da operação do aeroporto é muito importante, já que o equipamento é um dos que mais crescem (recebe 450 mil passageiros por ano) entre os aeroportos regionais”, citou o governador.

Veja abaixo o ofício na íntegra:

Senhor Ministro,
Tendo em vista a importância econômica de Juazeiro do Norte (CE), maior cidade do interior cearense, decorrente de sua localização estratégica, equidistante de todas as capitais do Nordeste brasileiro, o Aeroporto Orlando Bezerra, desde 2012 administrado pela Infraero, tem sido um vetor de suporte ao crescimento e desenvolvimento econômico de toda Macrorregião do Cariri. 

Fato esse facilmente percebido pelo aumento da demanda de passageiros ao longo dos anos. Fortalecendo mais ainda a prioridade do Aeroporto em questão para o Governo do Estado na estratégia de desenvolvimento regional do Ceará
Neste sentido, apesar da existência de um mercado ainda a ser explorado, já que durante todo o ano a cidade recebe considerável número de visitantes decorrente de suas muitas potencialidades, destacando-se o turismo religioso, de negócios e ecológico, a infraestrutura aeroportuária tem sido um fator preocupante para garantir acesso facilitado por meios aéreos, principalmente decorrente da situação das estruturas de Taxiway e Pátio, tendo em vista que a Taxiway C está interditada por conta da desagregação da camada asfáltica, há uma restrição para as aeronaves A320 e B737 200 por conta da compatibilização de ACN com PCN, além da Taxiway Beta necessitar de reparos.
O aeroporto recebe nove voos diários, já tendo prevista uma redução pela companhia aérea TAM de dois voos a partir de 1º de agosto. As outras companhias operam com aviões de menor porte que ainda não tem restrição de pouso ou decolagem. No entanto, tendo em vista as últimas movimentações do mercado tanto a Avianca quanto a Gol podem vir a operar com aviões de maior capacidade, o que poderá implicar em restrições de operação no SBJU. Neste sentido, caso não sejam realizados urgentemente os investimentos nas infraestruturas em questão, poderemos ter quase que uma inviabilização do aeroporto para voos comerciais.
Desta forma, se faz necessário priorizar os investimentos no Aeroporto Orlando Bezerra no Programa de Investimentos em Aeroportos Regionais, conforme projeto em elaboração nesta Secretaria, porém sendo urgente garantir recursos para recuperação e reforço do pátio e taxiways, evitando assim a paralisação da operação do aeroporto, além de garantir o crescimento sustentável do mercado de aviação civil na macrorregião do Cariri.
Na certeza de contarmos com vossa atenção e atendimento ao pleito, renovamos, nesta oportunidade, nossos protestos de elevada estima e consideração, colocando-nos à disposição para os esclarecimentos necessários.


Atenciosamente,


Camilo Sobreira de Santana


GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Postar um comentário

0 Comentários