Febre aftosa: vacinação do rebanho começa nesta segunda-feira (2)

Foto/ reprodução



O Governo do Estado do Ceará, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), iniciou nesta segunda-feira (2) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores rurais, criadores de gado bovino e bubalino, podem adquirir a vacina nas lojas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastradas pela Adagri. A vacinação é obrigatória para todos os animais, independentemente da idade.

De acordo com o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio, a vacinação é fundamental para manter o Estado livre da doença, permitindo transportar os animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, para o Brasil e para o exterior, o que melhora o valor de marcado.

A vacinação do rebanho segue até o próximo dia 31 de maio e a meta do Estado é vacinar 100% dos animais. No Ceará, são 2.540.000 bovinos e 1.569 bubalinos a serem vacinados. “Nos últimos cinco anos conseguimos índices de 93% de vacinação, mas este ano pretendemos superar esse índice”, diz Sampaio. O esforço do Governo do Estado é para sensibilizar os criadores a manter em dia a vacinação contra a febre aftosa em duas etapas de vacinações: maio e novembro.

O Ceará obteve, em agosto de 2013, o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa pelo Mapa e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Esse status permite ao Estado negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.

O coordenador do programa destaca a adesão dos produtores rurais. “Os criadores estão mais conscientes da necessidade de vacinação e têm atendido ao nosso apelo, pois sabem da importância do Ceará continuar atingindo a meta definida pelo Mapa e o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação”, conclui Joaquim Sampaio.



02.05.2016


Milena Fernandes
Assessora de Comunicação da Seapa
milena.fernandes@seapa.ce.gov.br
(85) 988413091 / 3241.0561

Postar um comentário

0 Comentários