Começa festa de Santo Antônio com cortejo Pau da Bandeira

No domingo, haverá um cordão de isolamento para proporcionar mais segurança aos carregadores e ao público que acompanha o grupo (Foto: Elizangela Santos/Diário do Nordeste)

A Festa de Santo Antônio tem abertura oficial e cortejo do Pau da Bandeira neste domingo e segue até 13 de junho. A expectativa de público é de mais de 300 mil pessoas, já que, neste ano, será realizada com o reconhecimento de Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em setembro de 2015.

Neste sábado, às 20h30, acontece a solenidade pública sobre o reconhecimento, além do lançamento da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos de Barbalha. Na ocasião, será assinado o termo de comodato, por 10 anos, do Palácio 3 de Outubro, prédio tomado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Ceará, onde funcionará a escola. Ainda no sábado, será a Noite das Solteironas, com casamento coletivo após a missa na Matriz de Santo Antônio, às 20h.

O Cortejo do Pau da Bandeira acontece no domingo, a partir do meio-dia, percorrendo 6km até a cidade. Neste ano, haverá um cordão de isolamento, para proporcionar mais segurança aos carregadores e o público que acompanha o grupo. A previsão de chegada do Pau da Bandeira, uma rama branca de 25m e cerca de duas toneladas, será no fim da tarde, quando será erguido o mastro da bandeira do Santo, que sinaliza o começo da festa, que acontece até o dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

Os grupos de tradição de reúnem em volta da igreja a partir das 6h para louvar o padroeiro. São mais de 60, que após a missa de abertura da festa, às 9h, saem em cotejo pelas ruas do Centro até o Largo do Rosário.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários