Programa de Fogões Sustentáveis beneficia 1.500 famílias no interior do Ceará

A Secretaria das Cidades entrega 166 fogões (Foto: Divulgação)


A Secretaria das Cidades entrega 166 fogões de alta eficiência energética em Maranguape nesta quarta-feira (06). Na ocasião o secretário Lucio Gomes fará a entrega simbólica a famílias que serão beneficiadas no distrito de Boa Vista, na zona rural do município. O investimento para esta entrega é de R$148.570,00.

Desde dezembro até o final de janeiro, a SCidades está entregando 1500 unidades de fogões sustentáveis que beneficiam famílias de baixa renda que vivem na zona rural de 15 municípios cearenses.

A ação faz parte do programa de Melhorias Habitacionais da SCidades que investiu 3,2 milhões de reais na compra de 3.625 unidades que serão entregues até o final do mês de abril. Os esquipamentos fazem do Programa de Fogões Sustentáveis do Governo do Estado do Ceará.

Para se beneficiar pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. Após o cadastramento é realizada uma análise para garantir que as mesmas atendam aos critérios de participação.

Para ser atendida, a família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado. Além disso, para a ordem de classificação dos beneficiários, são levados em conta os seguintes critérios: famílias com mulheres responsáveispela unidade familiar; que possuem sistema de abastecimento d’água residencial; que possuem criança menor que 15 anos de idade; ser/ter pessoa portadora de deficiência; ou ser/ter idosos com idade acima de 65 anos.

Funcionamento

Os fogões sustentáveis apresentam uma versão diferente dos modelos de fogão à lenha tradicionais, com eficiência energética superior em 96%. As novas unidades possuem tecnologia mais avançada quando o assunto é impacto ao meio ambiente e saúde das famílias, pois necessitam de menos lenha para a combustão (colaborando para a conservação da fogões sustentáveis 1caatinga) e produzem menos fumaça para o interior das casas, diminuindo assim o risco de problemas respiratórios.

As unidades possuem uma gaveta onde é colocada a lenha para a queima. Com o calor, uma chapa de aço acoplada na parte superior esquenta garantindo o cozimento rápido da comida. As cinzas produzidas caem em um depósito dentro do fogão, e a fumaça é canalizada por uma tubulação que é lançada para fora da casa pela chaminé. O fogão possui além das bocas tradicionais, um forno que auxilia no desempenho do processo de cocção.

De forma complementar, o projeto também proporciona a seus beneficiários a educação ambiental para conscientização quanto à importância da preservação do meio ambiente e valorização da caatinga, de onde é retirada a madeira, além da correta utilização do fogão. Essa ação é realizada por meio de capacitações aplicadas pela equipe da Coordenadoria de Habitação de Interesse Social da SCidades.


Projeto Fogões Sustentáveis

O projeto Fogões Sustentáveis teve início em 2007 dentro do programa de Melhorias Habitacionais, da Secretaria das Cidades. De lá para cá, foram investidos R$ 8.798.681,49 até 2014. Neste período, foram beneficiadas 16.998 mil famílias com a entrega de unidades de fogões ecológicos, sendo 13.497 no modelo anterior de alvenaria e 3.500 com o modelo atual, que possui maior eficiência energética.



Serviço: 

Evento: Programa de Fogões Sustentáveis beneficia 1.500 famílias no interior do Ceará
Local: E.M.E.F. MIGUEL VIEIRA DA ROCHA
Endereço: Distrito de Boa Vista dos Vieira, S/N, Maranguape, CE
Horário: 10h30



05.01.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249/ 9.8603.0556

Ana Martins
Gestora de Célula/ Monitoramento

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / 85 3466.4898

Postar um comentário

0 Comentários