Juazeiro do Norte - Igreja de São Francisco completa 60 anos

O Santuário foi construído em forma de cruz latina dupla e fica numa área aproximada de 30 mil metros quadrados (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)

Um dos maiores e mais belos Santuários de São Francisco de Assis, no Nordeste, completa 60 anos de inauguração nesta quarta-feira ( 6). Ele foi construído em forma de cruz latina dupla e fica numa área aproximada de 30 mil metros quadrados praticamente no coração de Juazeiro do Norte. A sua torre foi fincada num alicerce de oito metros de profundidade e possui 45 metros de altura ostentando um carrilhão com oito sinos todos fabricados no ano de 1954 na Itália.As informações são do Site Miséria .

Conforme o Miséria,em cima da torre ainda restam os destroços do órgão no qual o Frei Francisco de Chiaravale - engenheiro na construção do santuário - tocava a Ave Maria, diariamente, às 5 horas. Aos sábados, executava o Ofício de Nossa Senhora. Além do templo, o complexo é formado por um convento, seminário, escola, asilo de idosos, Centro de Apoio aos Romeiros e a Praça das Almas, uma enorme área para concentrações populares capaz de abrigar 50 mil fiéis.

Ela é rodeada por arcadas com 224 colunas e ainda oferece condições para um passeio panorâmico em volta do santuário. A partir de 1950 os frades capuchinhos, que vieram para a terra de Padre Cícero, se arregimentaram para construir o santuário num intervalo de seis anos. A inauguração ocorreu no ano de 1956 durante uma grande festa da Igreja Católica em Juazeiro coroando o intenso trabalho dos frades capuchinhos Jesualdo, Francisco, Mirocles e Virgílio que se empenharam na arrecadação de donativos e construção do templo.

Destes, apenas o Frei Virgílio está vivo aos 93 anos de idade e, no último dia 8 de dezembro completou 67 anos de sacerdócio. Bastante lúcido e residindo no setor de estacionamento do Franciscanos, ele recorda as peregrinações em missões e visitas pastorais com o objetivo de angariar recursos para a construção do santuário religioso. Na época, Juazeiro tinha apenas 39 anos de emancipação política e alguns viam a ideia do grandioso templo como ousadia, mas este ficou pronto em tempo hábil graças a obstinação dos padres.

Com informações do Miséria/Demontier Tenório 

Postar um comentário

0 Comentários