Chuvas trazem esperança e agricultores iniciam plantio

Agricultor es aproveitam a chuva para começar o plantio de grãos. (Foto: Serena Morais)
Apesar do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre a probabilidade do Ceará enfrentar o quinto ano de seca consecutivo, muitos agricultores resolveram lançar as sementes ao solo, na expectativa de que as chuvas sejam suficientes para garantir uma boa colheita. O Governo do Estado também iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), a distribuição de sementes por meio do projeto Hora de Plantar.

Há 50 anos, Antônio Rodrigues da Silva espera as primeiras chuvas de janeiro para preparar a terra e iniciar o plantio. “A gente tem fé em Deus e, independente de prognóstico, lança as sementes na crença de uma boa quadra chuvosa. Ano passado, apesar das chuvas terem sido irregulares, eu não tive prejuízo. Plantei milho, feijão e macaxeira. Deu para guardar para minha família e ainda vender o que sobrou. A gente tem fé e Deus abençoa. Esse ano, nem esperei por semente do Governo. Já iniciei minha plantação de milho”, afirma.

O agricultor Marcos de Matos plantou milho e macaxeira em uma área de três hectares em Juazeiro do Norte. “Eu comprei o quilo do milho a R$22, para aproveitar as primeiras chuvas e plantar. Nós, que dependemos da água da chuva, temos que nos antecipar, preparar a nossa terrinha e plantar. Se Deus quiser, as chuvas desse ano serão mais regulares e a gente vai ter uma boa colheita”, relata Marcos Antônio.

Francisco Augusto da Silva, conhecido na cidade do Crato como profeta das chuvas, diz que a quadra invernosa no Cariri será mediana e que os agricultores não devem perder as esperanças. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciou, por meio da Ematerce, a distribuição de 262 toneladas de sementes em todo o Ceará. Vários municípios do Cariri devem ser beneficiados nos próximos dias.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários