Ceará tem 65% de chance de entrar no 5º ano de seca, diz Funceme

(Foto: Funceme)
Ceará tem 65% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016. O prognóstico, divulgado na manhã desta quarta-feira (20) é ainda pior que o do início de 2015. A possibilidade das precipitações deste ano estarem na média considerada normal é de 25%, e a chance de o ano ser chuvoso é de apenas 10%. A análise revela uma grande chance de o Estado entrar no quinto ano consecutivo de estiagem, reforçando a gravidade do panorama da seca no Ceará. 

Segundo a Funceme, um padrão de anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica condição de El Niño de forte intensidade no trimestre de fevereiro a abril de 2016. Além disso, contribuem para o fenômeno os padrões dos ventos em baixo níveis, da precipitação em várias áreas do globo e da circulação geral da atmosfera.

Neste mês, as condições atmosféricas facilitaram a ocorrência de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), fenômeno típico da pré-estação chuvosa, e trouxeram chuvas para o Ceará. A Funceme aponta que essas características podem vir a persistir até meados de fevereiro, notadamente, na sua primeira quinzena, podendo ocasionar outros eventos de precipitação.

Apenas o açude Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando, enquanto que outros 136 açudes cearenses estão com volume inferior a 30%. Nenhum açude cearense apresenta volume superior a 90%, aponta a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh-CE).
Uma atualização do prognóstico climático será divulgado em fevereiro de 2016 para o trimesre março, abril e maio. 

Com informações do Jornal O POVO

Postar um comentário

0 Comentários