Governador anuncia nova escola militar do Ceará durante cerimônia de promoção em Juazeiro do Norte

Foto/divulgação

Estou muito feliz porque assinei hoje, aqui em Juazeiro, o decreto que cria o mais novo Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará, que só existia em Fortaleza e agora teremos no Cariri. Essa unidade será, sem dúvidas, um ambiente que 
RRRRG151222 PROMO PM CARIRI MG 5320possibilitará uma educação de qualidade aos filhos de militares e da comunidade civil cearense”. Assim afirmou o governador Camilo Santana, junto da primeira-dama Onélia Leite Maria de Santana, nesta terça-feira (22), durante solenidade de promoção dos policiais e bombeiros militares da Região do Cariri.
Na cerimônia, foram agraciados 658 policiais e 34 bombeiros com a lei que garante promoção por tempo de serviço, totalizando 692 profissionais da segurança pública do Cariri. No total, serão beneficiados 8.891 militares, tornando a promoção de 2015 como a maior da história das duas corporações - 8.203 policiais e 688 bombeiros. A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense, que já apresentam bons resultados, como 151222 PROMO PM CARIRI MG 5256 weba redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.
O chefe do Executivo cearense falou também do compromisso do Governo do Ceará com as corporações e o empenho que cada militar assumiu ao servir o Estado. “Isso não é só um ato de assinatura de promoção do governador, é o reconhecimento, a história de cada um de vocês, homens e mulheres, que dedicam suas vidas para garantir a segurança do povo cearense. Peço que a bravura do dia a dia continue, para que possamos diminuir cada vez mais os índices de violência no Estado”, solicitou.
AqiO2kmIUjzYkt-afsjshq8mflzFtQDhiecWPlugO-vi webO secretário da Segurança, Delci Teixeira, convocou os militares para continuarem garantindo segurança para população cearense. “Essa valorização nos traz uma responsabilidade ainda maior de continuarmos trabalhando e apresentarmos um resultado de excelência porque o povo do Ceará não merece esses índices de violência registrados, não só no Estado, mas em todo o território nacional. Temos a consciência que temos muita coisa para fazer na área da Segurança Pública, mas os resultados positivos estão aparecendo”, salientou.
A major Solange Oliveira, primeira mulher a assumir a patente de tenente-coronel da Polícia Militar do Cariri, AiBgCE2 CASBTpfvmUIYQ9VPT23-ORcd6Kck3gU0gPIA webfalou sobre a promoção e reforçou o empenho que cada militar tem com o Estado. “Esse é um momento épico, glorioso, na história da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Ceará. Sem dúvidas nos emociona porque é uma conquista inesquecível. Todos nós, cada vez mais, firmamos o compromisso de prestar um bom serviço para sociedade cearense”, enfatizou.
O cabo Leonilson de Sousa, consagrado 3º sargento da Polícia Militar, falou da promoção e disse que a disposição para servir o Estado é a mesma de quando ingressou na corporação. “A tropa valorizada, reconhecida e incentivada, para dar o melhor de si para sociedade, proporcionará um ótimo serviço prestado para população. Não tenha dúvidas de que estamos aqui disposto para realizar nossa profissão com muito afinco e, assim, possamos garantir a segurança de todos os cearenses”, afirmou.
151222 PROMO PM CARIRI MG 5153 webSobre a instalação do colégio militar, a dona de casa Liduína Almeida, esposa do oficial Renato Almeida (BM), ressaltou o investimento na educação militar que tanto se almejava na Região. “É muito bom ver nossa região crescendo, em todos os sentidos. Essa escola é um desejo grande por aqui e garantirá a educação de muitos filhos, não só de militares, mas de todos que desejam ter seus filhos nesta instituição”, parabenizou.
Participaram ainda da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Carlos Gurgel; além de deputados federal e estadual, prefeitos da região, representantes de associações e familiares dos promovidos.
Lei das Promoções

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.
Calendário

Na noite desta terça-feira (22), a cidade de Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará, a partir das 18h. Já na quarta-feira (23), o último dia de solenidades, os beneficiados são do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe, que participam da solenidade em Russas, às 9h, enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais promovidos a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas presentes nas solenidades devem participar da campanha.

Colégio da Polícia Militar do Ceará

A primeira unidade do Colégio da Polícia Militar do Ceará, instalada em Fortaleza, foi fundada em 03 de março de 1997. A criação da instituição educacional era um anseio antigo dos policiais militares, que foi reconhecido pelo Governo do Estado como parte da Estrutura Organizacional da Polícia Militar do Ceará – PMCE.

Em 14 de janeiro de 2000, a Lei nº 12.999 foi sancionada, regulamentanda pelo Decreto Estadual nº 26052, de 10 de novembro de 2000, estabelecendo, no Decreto nº 26054, de 10 de novembro de 2000, o Fundo Especial de Criação dos Colégios Militares; e assim, uma nova estrutura e dimensionamento foi dado aos colégios militares, que passam a fazer parte do Sistema Estadual de Ensino.

essaTABELA LEI PROMOCOES - NOVA 2-01


Fotos: Carlos Gibaja / Thiago Cafardo / Wiarlen Ribeiro

22.12.2015
Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898

Postar um comentário

0 Comentários