Artesãos fortalecem economia local em Juazeiro do Norte

São caixas, bolsa, cadeias, porta joias, chapéus e até arvore de natal que fazem parte de um portfólio que supera uma centena de peças (Foto: Adriano Duarte/Agência Miséria)

Está em alta na Região do Cariri como artigo de presentes para esse fim de ano, o artesanato desenvolvido a partir das palhas de milho e de carnaúba. Os produtos são desenvolvidos pelos artesãos da Associação da Mãe das Dores e do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. A associação existe a mais de três décadas e ganha corpo na moda e decoração nacional, Norte Americana e Europeia.

O trabalho surgiu a partir da ideia das irmãs beneditinas e com o apoio do Padre Murilo de Sá Barreto ainda no ano de 1984. Diante da necessidade de gerar renda para as famílias que já trabalhavam com o material, mas ainda não conseguiam agregar valor aos produtos. Então, seguindo a premissa do Padre Cícero de "fazer de cada sala um oratório e de cada quintal uma oficina", foi criada a associação.

Desde então, os artesão desenvolvem o trabalho tingindo e trançando as palhas em móveis e objetos pequenos e de grande porte, assim já participaram de exposições por todo o país. Conforme contou a artesã e presidente da associação, Tecla Cosma. São caixas, bolsa, cadeias, porta joias, chapéus e até arvore de natal que fazem parte de um portfólio que supera uma centena de peças.

A sede da Associação dos Artesãos da Mãe das Dores e do Padre Cícero, onde também funciona a loja com exposição e venda dos produtos, está localizado na Rua Padre Cícero número 20 no Bairro Centro de Juazeiro do Norte, próximo a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

Com informações da Agência Miséria/Adriano Duarte

Postar um comentário

0 Comentários