Juazeiro do Norte decreta situação de emergência por causa das fortes chuvas

Ruas de Juazeiro do Norte ficaram alagadas, e famílias estão desabrigadas na cidade (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)


O município de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, decretou estado de emergência em decorrência das fortes chuvas verificadas em abril. Em 18 dias do mês, choveu 215 milímetros em Juazeiro do Norte, 21,7% a mais do que a média histórica para o mês inteiro, que é de 176,6 mm. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município, as chuvas provocaram inundações em várias áreas e rompimento de estradas.

Além disso, as "chuvas deixaram centenas de pessoas desabrigadas, seja na zona urbana, seja na zona rural, fazendo com que muitas delas perdessem os seus objetos pessoais, incluindo suas moradias", afirma o prefeito Arnon Bezerra, no decreto.

município de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, decretou estado de emergência em decorrência das fortes chuvas verificadas em abril. Em 18 dias do mês, choveu 215 milímetros em Juazeiro do Norte, 21,7% a mais do que a média histórica para o mês inteiro, que é de 176,6 mm. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município, as chuvas provocaram inundações em várias áreas e rompimento de estradas.

Além disso, as "chuvas deixaram centenas de pessoas desabrigadas, seja na zona urbana, seja na zona rural, fazendo com que muitas delas perdessem os seus objetos pessoais, incluindo suas moradias", afirma o prefeito Arnon Bezerra, no decreto.

"Felizmente neste mês de abril o estado do Ceará tem recebido um aporte hídrico significativo, porém essas chuvas também podem trazer alguns transtornos à população, como comunidades alagadas, casas inundadas, rompimento de pequenas barragens, estradas danificadas, famílias desalojadas e calendário escolar comprometido", explica o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará.

A região mais atingida tem sido o Litoral Norte, com quase 250 mm de precipitações acumuladas em abril. Há registro de problemas relacionados às chuvas também nas regiões do Jaguaribe, do Cariri, da Serra da Ibiapaba e Sertão Central.

A Defesa Civil pede principalmente aos gestores municipais e à população ribeirinha das bacias do Acaraú, do Jaguaribe e do Salgado que fiquem atentos ao nível das águas.

"Em caso de inundação ou alagamento, é fundamental seguir as recomendações de emergência estabelecidas pela própria comunidade sobre o que fazer e para onde ir. Em caso de emergência, desligue a energia elétrica, mantenha longe do alcance das águas documentos importantes e objetos de valor", alerta o coronel Cleyton.

"Em momentos de chuva intensa, não deixe as crianças trancadas em casa sozinhas. Cuidado também com as enxurradas: elas podem arrastar uma pessoa para locais perigosos. Se estiver de carro e a água começar a subir rapidamente, a orientação é abandonar o veículo e procurar um local seguro", diz.

Por G1 CE



Postar um comentário

0 Comentários