Projeto de liberação de bebidas alcoólicas nos estádios cearenses é aprovado em comissão da Assembleia Legislativa

Liberação de bebidas alcoólicas nos estádios (Foto: Maurício Paulucci)

A proposta de liberação do comércio e consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios do Ceará foi aprovada nesta terça-feira (29) por quatro votos favoráveis pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Ceará.

O projeto é de autoria do deputado Gony Arruda (PSD) e busca permitir que bebidas com teor alcoólico de até 10% nas arenas esportivas — cervejas costumam ter teor alcoólico entre 5% e 9%.

Para ser aprovado definitivamente, o projeto ainda deve passar por outras comissões, como as de Cultura e Esporte; Defesa do Consumidor; Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Orçamento, Finanças e Tributação.
Permissão

De acordo com o deputado Gony Arruda, dentre as justificativas para permitir esses produtos dentro dos estádios estão o fato de que o consumo, mesmo proibido, já acontece, além de levar em conta que outros estados brasileiros já permitem a comercialização das bebidas. "Já é liberado no Nordeste praticamente inteiro e em locais como Rio de Janeiro e São Paulo. O Ceará está atrás dessas praças. Não seria nada mais que uma adequação ao que já acontece no Brasil, além de ser uma equiparação ao que nós permitimos aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Abrimos a permissão para os estrangeiros, mas não abrimos para os brasileiros", coloca.

O deputado descarta também a relação entre a ingestão das bebidas alcoólicas e a violência nos estádios. "A violência tem acontecido fora dos estádios. São vândalos que se articulam antes dos jogos nas redes sociais para fazer baderna. Mas se fosse perguntado às pessoas que frequentam a Arena Castelão, a grande maioria delas é a favor da permissão da cerveja nos estádios", diz.

Com informações do G1-CE



Postar um comentário

0 Comentários