Empresa de turismo leva balonismo à Chapada do Araripe

Vista da Chapada do Araripe (Mateus Monteiro/O POVO/ 10-10-2014)


Quem pretende visitar a Chapada do Araripe, no Crato, terá agora uma forma diferente de conhecer a região: dentro de um balão. A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro do Norte e a empresa Iguanna Turismo e Aventura lançam o projeto no próximo dia 23 de julho.

Um grupo de pilotos de São Paulo, referência em balonismo e paraquedismo no Brasil, fará estudos de ventos e rotas, bem como o treinamento e consultoria para a viabilidade de registro junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) para a prática do esporte aéreo na região, já que o balão é uma aeronave tripulada.  

Nesta etapa, também serão realizados alguns voos com turistas. As atividades ficam disponíveis até o dia 30 de junho. Serão dois voos por dia, um às 6 horas e o outro às 16 horas. Existem também diferentes modalidades de voo, como o exclusivo para casais e o kids. O voo durará uma hora de viagem, com até quatro pessoas, e custará a partir de R$ 1.300. Nessa fase de teste, o grupo de pilotos ficará responsável pelos voos até serem concluídos todos os estudos. Eles ficarão na região durante cerca de nove dias. 

Após a suspensão das atividades, começa a segunda fase, quando dois balões próprios serão adquiridos e os pilotos tirarão os brevês, permissão para pilotar. A previsão é que até o final do segundo semestre essa etapa esteja concluída e as  atividades tenham início na Chapada. A secretaria de turismo da região acredita que novidade irá fomentar o turismo em todo o Cariri, área com potencial no ecoturimo e no turismo de aventura.

Segundo diretor da Iguanna Turismo, Aristóteles Teles, serão dois balões para atender os turistas durante toda a semana. “O diferencial do voo é que as pessoas terão a oportunidade de conhecer as lendas e os mitos da Chapada, além de conhecer sua flora. Queremos trabalhar também a conscientização e a preservação ambiental”. Os pilotos que realizarão os voos de balão também serão guias turísticos nativos do Cariri, credenciados no Ministério do Turismo.  


Com informações do Jornal O POVO 

Postar um comentário

0 Comentários