Governo do Ceará autoriza perfuração de novos poços profundos no Cariri



O Governo do Ceará autorizou a perfuração de novos poços nos municípios de Campos Sales, Salitre e Araripe, na porção oeste da Região do Cariri, para garantir o abastecimento d’água desses municípios. "O governador Camilo Santana entende a urgência da população diante da escassez de recursos hídricos e por isso liberou recursos para amenizar a situação desses municípios, através da perfuração de novos poços de alta profundidade pela equipe da Cogerh", explicou o chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista. A decisão foi anunciada durante a reunião do grupo de contingência da seca, que acontece semanalmente no Palácio da Abolição.

As obras serão executadas pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e devem representar um investimento de cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios da Companhia. Além disso, será feita a limpeza do poço profundo conhecido como PP5, localizado em Araripe, e a construção de mais um novo poço de grande profundidade.

Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, já está em andamento o trabalho de perfuração de poços nos três municípios. “Tomamos a decisão de fazer também a limpeza dos poços profundos já existentes depois de um estudo detalhado da situação atual. Isso vai garantir o abastecimento nas três cidades”, afirmou.

João Lúcio Farias afirma que atualmente mais de 20 poços profundos já foram perfurados em Salitre, o que está garantindo o abastecimento. “Em Araripe, já temos poços perfurados e estamos em andamento com novas perfurações, assim como em Campos Sales”, completou.

Ao longo de 2015 e 2016, foram perfurados mais de três mil poços, construídos 330 km de adutoras de norte a sul do Ceará, instalados 550 chafarizes e 191 sistemas de dessalinização de água.


Lúcio Filho
Gestor de Célula / Rádio

Foto: Ascom / SRH

Postar um comentário

0 Comentários