Cariri: Governo do Ceará entrega escola profissionalizante em Barro



Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h
NIU8177 web"Meu sonho era buscar base para seguir a carreira na área de contabilidade. Com a chegada desta escola, vou aprender a parte técnica e me preparar para concorrer a uma vaga na Faculdade de Ciências Contábeis". A afirmação é de Emily Freitas, de 15 anos, aluna do 1º ano do Curso Técnico de Contabilidade da Escola de Ensino Profissionalizante Professor José Osmar Plácido da Silva, entregue nesta quinta-feira (11), no município de Barro, na Região do Cariri. A escola já está em funcionamento e atende 280 alunos dos cursos de Contabilidade, Informática, Finanças e Agropecuária.

NIU8428 WEBO governador Camilo Santana destacou que a escola era uma reivindicação antiga da população. "Em 2010, quando eu era secretário no governo Cid, me propus a ajudar a construí-la. Hoje está aqui cheia de alunos e não será preciso o aluno desta cidade procurar grandes centros para concluir seus estudos e ainda vai poder escolher uma profissão técnica. É uma prova do investimento do nosso governo na Educação, enquanto outros estados estão com até dois meses de atraso no pagamento de seus servidores", disse o governador.

A unidade de ensino em Barro tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O projeto ocupa uma área construída de 5,5 mil metros quadrados. O prédio foi construído com recursos estaduais e federais, tendo investimento total de R$ 10,4 milhões, utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário.

NIU8849 WEBNas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. No terceiro ano, os alunos participam de estágio obrigatório e remunerado pelo Governo do Ceará.

Para o diretor Firmino Tavares Neto, a escola é um marco para a população de Barro. “É a maior obra que foi executada no município. É o que existe de mais importante para a cidade. A gente percebe que a EEEP melhorou a autoestima da população e aumentou a expectativa dos pais sobre o futuro dos filhos. Eles sabem que os jovens vão sair daqui com uma educação de qualidade e uma profissão”, ressaltou o diretor.

Segundo Firmino, como forma de destacar o importante papel da EEEP para o município, a escola homenageia um dos principais educadores de Barro. José Osmar Plácido da Silva foi professor de matemática da rede pública estadual de ensino e uma pessoa muito querida pelos moradores da região. “É uma homenagem justa a um excelente professor. Nada é mais significativo do que a escola ganhar o nome de um educador”, acrescentou.

NIU8179 WEBSegundo Lara Faustino, de 14 anos, a escola, além de modelo para a região, veio trazer conforto e comodidade. "Vivemos numa cidade muito quente. Estudar em sala climatizada é muito bom, pois incentiva e nos proporciona melhores condições de aprendizagem", afirmou. Após os três anos na Escola Profissionalizante, Lara quer seguir cursando Ensino Superior na área de Ciências Exatas.

20170511183915  MG 8131 WEBA Escola Professor José Osmar Plácido da Silva faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20, sediada em Brejo Santo. A rede estadual na região conta com 21 escolas, sendo 14 de Ensino Médio Parcial, duas de Ensino Médio Integral, cinco de Educação Profissional e dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).


Escolas Profissionais

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado, são 50 mil jovens atendidos nas 116 Escolas Profissionais em funcionamento.

Na solenidade de entrega da escola, o governador Camilo Santana e o deputado federal André Figueiredo foram agraciados com a entrega do Título de Cidadão Barrense, entregue pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Erandir de Sousa Sinézio. Também estiveram presentes os prefeitos Marquinélio Tavares (Barro), Mano Morais (Mauriti), Lielson Landim (Milagres), o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, e o ex-prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim.


Juazeiro do Norte

Ainda nesta quinta-feira (11), o governador Camilo Santana esteve em Juazeiro do Norte, onde participou da solenidade que marcou o lançamento da retomada e finalização da Igreja Bom Jesus do Horto. O espaço religioso receberá a construção de presbitério e sacristia. As obras iniciaram no último dia 8 de maio. O prazo de finalização dependerá da arrecadação de recursos. O investimento para viabilização da obra provém da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.

Camilo Santana destaca que a conclusão e entrega do equipamento é de grande importância histórica e também para o turismo no Estado. "O Cariri é referência do turismo religioso. São milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte todos os anos. Então é muito importante a conclusão desse equipamento, que vai ser também mais uma espaço de fé, de oração, e de receber esses inúmeros fiéis. A iniciativa vem fortalecer o turismo religioso de Juazeiro e da Região do Cariri".



12.05.2017
Fotos: Nívia Uchoa / Governo do Ceará
Repórter: Flávio Pinto

Postar um comentário

0 Comentários