“Fumacê é para combater vetores de arboviroses”, diz Secretário de Saúde de Milagres

 Destino do Fumacê é para combater dengue, Zika, chikungunya, diz Secretário(Foto:Reprodução)


Com as chuvas que continuando caindo no período da quadra invernosa, é crescente o número de mosquitos que vem tirando o sossego da população. A muriçoca é exemplo disso, ela se alimenta do sangue humano e ataca sempre à noite, tirando o sono das pessoas. Sem achar outra saída para eliminá-lo (mosquito), os moradores de Milagres querem a presença do carro fumacê nas ruas. 

Para falar sobre o assunto, a Som da Terra FM entrou em contato com o Secretário de Saúde do Município, Dr. Jorge Samuel.

Segundo ele, “o destino do Fumacê é para combater vetores de arboviroses [dengue, Zika, chikungunya]e não é para esse outro destino [muriçocas]”, explica o Secretário. Dr. Jorge Samuel disse ainda que a secretaria do Estado do Ceará lançou uma nota técnica no ano passado, informando qual é o procedimento para a requisição do carro Fumacê.

“Quando no município tem uma confirmação laboratorial de certos números de casos de dengue, Zica ou chikungunya, a Secretaria de saúde faz a solicitação e ele [Fumacê] poderá vim para esse destino, ou seja, para combater o Aedes aegypti”. Dr. Jorge Samuel disse que Milagres não tem um grande número de casos de dengue.

Em relação as muriçocas, o Secretário afirmou que “não justifica pro caso do Estado fornecer uma despesa dessa, vim de Fortaleza fazer esse combate [muriçocas], é uma questão que a população tem que nos entender e nos ajudar. Sempre no período chuvosos vai haver a proliferação desses insetos”.


Acompanhe a entrevista completa com o Secretário de Saúde do Município, Dr. Jorge Samuel.

Postar um comentário

0 Comentários