Livros sobre o padre Cícero e as romarias são lançados em Juazeiro do Norte

Autoridades eclesiais e civis fizeram parte da mesa. (Foto: Rozelia Costa)


Numa noite de São João, na Serra do Catolé, ao redor de uma fogueira, nas vésperas de retornarem a Bélgica, após terem descoberto e coletado dados e informações para suas pesquisas sobre o Padre Cícero e os romeiros, uma olha para outra e diz com muita clareza: “Se chegamos até aqui, se pesquisamos até agora, não foi para voltar em nossas terras, mas para ficar no Juazeiro!” Pegaram no chão uma cabaça ainda verde e gravaram o seguinte compromisso: “De todo jeito, voltaremos para o Juazeiro. Ana Teresa – Annette – 24 de junho de 1974”.

Este compromisso firmado pelas religiosas Ana Teresa (in memoriam) e Annette Dumoulin, há 43 anos, trouxe relevantes contribuições para os estudos sobre o padre Cícero e as romarias de Juazeiro do Norte. Uma destas contribuições foi a produção dos livros “Padre Cícero por ele mesmo” e “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, lançados durante a noite de hoje, dia 18, no Círculo Operário São José, dentro das comemorações do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

“Sinto-me realizada, pois o objetivo de nossas pesquisas sempre foi fazer conhecer melhor o padre Cícero Romão Batista. Nossa luta sempre foi estudar, aprofundar e apresentar ao povo o verdadeiro rosto do padre Cícero e do romeiro. É uma alegria porque estamos dando o que recebemos. Eu recebi aqui tanto do povo de Juazeiro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do padre Murilo de Sá Barreto, então é uma alegria grande o que estou vivendo hoje. Espero que estes livros ajude o povo a entender melhor a riqueza da espiritualidade e personalidade do padre Cícero”, disse a autora.

Para o pároco da Basílica, padre Cícero José da Silva, as obras que são marcos das comemorações do centenário da paróquia, servirão de instrumento para que o padre Cícero e a fé romeira sejam cada vez mais conhecidas. Já que falamos em romeiros, eles também se sentiram presenteados com as publicações. “Serão mais dois livros para contribuírem com a nossa fé e no conhecimento do nosso padrinho, porque quanto mais a gente ler, a gente cresce na fé, conhece mais o padrinho Cícero até para defende-lo contra as injustiças”, disse Jacivânia Rocha Gomes, de União dos Palmares- AL.

Participaram do lançamento romeiros, estudiosos e pesquisadores, padres, autoridades civis e o povo de Juazeiro do Norte.

As obras


O livro “Padre Cícero por ele mesmo”, coletânea de cartas onde o padre Cícero retrata toda a sua caminhada, foi publicado pela primeira vez em 1983 e reeditado em forma de revista, ampliada e publicada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará em 2015.

Já o “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, fala de forma dinâmica sobre a Carta de Reconciliação da Igreja com o padre Cícero, enviada pelo Papa Frani em 2015 à dom Fernando Panico, na época bispo da diocese de Crato. Sobre esta obra a autora explica como surgiu: “Eu pensei, meu Deus, como vai chegar até o povo um texto que vem de Roma, um pouco romano e oficial? Então eu inventei um sonho com o padre Cícero explicando a Sebastião o conteúdo da carta. Eu adorei fazer isso. Vinha de uma maneira muito espontânea porque conhecendo o padre Cícero por dentro eu imaginava ele reagindo as cartas, ele rindo porque realmente é uma carta muito rica, é linda porque as virtudes que são apresentadas nesta carta são virtudes de um santo, não tem outro jeito”, disse com sorriso nos olhos.

Ao final irmã Annette realizou uma sessão de autógrafos. (Foto: Rozelia Costa)


A obra “Padre Cícero por ele mesmo” será distribuída nas bibliotecas públicas de Juazeiro do Norte e o “Em sonho: uma boa conversa entre o romeiro Sebastião e o padre Cícero”, pode ser adquirida na secretária da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.


Postar um comentário

0 Comentários