Governo do Estado sanciona lei de cotas em universidades estaduais - Som da Terra FM - sdt

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Governo do Estado sanciona lei de cotas em universidades estaduais

(Foto: Reprodução)


As instituições públicas de Educação Superior do Estado do Ceará passarão a reservar 50% de suas vagas para alunos oriundos do ensino público. Lei que institui o sistema de cotas será sancionada pela governadora em exercício do Estado do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, na tarde desta terça-feira, 17.

A lei nº 244, de autoria do deputado Zé Ailton Brasil (PP), instituirá o sistema por dez anos. Visando beneficiar estudantes carentes e comprovadamente com necessidades especiais, a iniciativa foi aprovada aprovada em 22 de dezembro de 2016.

Em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% das vagas serão destinadas aos alunos que comprovem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), além de duas Faculdades de Tecnologia Centec em Juazeiro do Norte e Quixeramobim passarão pela mudança na forma de ingresso dos alunos.

Para o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, a nova lei irá permitir que camadas importantes da população tenham acesso a universidade. "Agora, iremos garantir que no Ceará todos os cursos, e não apenas determinadas áreas, tenham 50% dos alunos vindos da escola pública", considera.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Post Top Ad