Facebook lança plano para combater notícias falsas

(Foto: Reprodução)

O Facebook lançou uma plano para combater as notícias falsas que circulam pela rede social nesta quinta-feira (15). A notícia vem na sequência de várias acusações de que a disseminação das chamadas "fake news" interferiram no resultado das eleições norte-americanas.

A rede de Mark Zuckerberg irá limitar a difusão de notícias duvidosas através de marcações dos próprios usuários, os quais terão a opção de informar o site caso considerem que a notícia não seja verdadeira.

Ao mesmo tempo, o Facebook terá o auxílio de um software que individualizará as "fake news" para serem verificadas por jornalistas. As notícias falsas aparecerão, então, com um símbolo de "contestada após verificação de terceiros".

O sistema do site ainda modificará seu algoritmo para evitar que esse tipo de matéria se espalhe rapidamente entre os usuários e ainda questionará o internauta se ele tem certeza que quer ler a informação completa.

Na operação de de "fact checking", estão jornalistas de empresas como a "ABC News", "Politifact", "FactCheck" e "Snopes". Para ser considerada falsa, uma notícia terá que ser contestada por dois membros diferentes do grupo de analistas.

ANSA

Postar um comentário

0 Comentários